Após passar por Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, São Paulo e Brasília, Belo Horizonte recebe o encontro para fortalecer a sustentabilidade e articular novos caminhos para comunicadoras e comunicadores.
Por Gilsimara Cardoso

No próxima quinta-feira, 25 de junho, Belo Horizonte (MG) receberá o 6º Encontro Presencial de Mídias Populares do Território Mídias Brasil (TMB). Reunindo comunicadoras e comunicadores populares para discutir os desafios, a sustentabilidade das mídias independentes, o fortalecimento das redes de comunicação dos territórios e a revolução que a comunicação popular brasileira precisa experimentar.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link: https://forms.gle/Dzsr8q7hYpeSCmpW9
O evento acontece em um momento de expansão do Território Mídias Brasil, que já reúne mais de 250 mídias populares cadastradas na plataforma. Um ambiente virtual exclusivo, desenvolvido cuidadosamente para ser uma ferramenta de transformação. A iniciativa conecta veículos comunitários diretamente, unindo mídias urbanas, quilombolas e indígenas, sempre independentes. Por outro lado, amplia a circulação de informações, a troca de experiências e a construção de estratégias coletivas para o fortalecimento do setor. Por isso, fortalece a articulação entre os territórios e potencializa o impacto da comunicação popular.
O encontro dá continuidade a uma trajetória nacional de articulação que já passou por diferentes estados e, agora, chega a Minas Gerais, mantendo o cadastramento aberto em todo o Brasil. Além disso, a iniciativa fortalece a conexão entre comunicadoras e comunicadores comprometidos com a democratização da comunicação e com a valorização das narrativas produzidas em seus territórios.
Dessa maneira, o evento também amplia o intercâmbio de experiências, promove o fortalecimento das redes de comunicação popular e contribui para a construção de uma comunicação mais diversa, representativa e participativa.
Comunicação popular em rede

Mais do que um espaço de debates. O TMB tem construído uma rede nacional capaz de avançar na direção de políticas concretas, conectando experiências locais e ampliando a visibilidade das lutas populares em todo o país.
A proposta é fazer com que as pautas produzidas nos territórios circulem para além de suas fronteiras, fortalecendo a troca de saberes e a articulação entre comunidades que enfrentam desafios semelhantes.

Para a coordenadora do Território Mídias Brasil, Cecília Figueira, a força da iniciativa está justamente na capacidade de aproximar realidades e construir uma comunicação colaborativa:. “As mídias de todas as localidades do país, ao se cadastrarem, terão acesso a outras mídias, a publicações que expressam suas lutas, demandas e conquistas dos diferentes territórios”.
Segundo Cecília, essa conexão permite que experiências locais sejam conhecidas nacionalmente. “Uma mídia quilombola de Minas Gerais, como o Quilombo Manzo Nigunzo Kaiango, ao publicar uma matéria na rede, estará possibilitando que a Rádio Comunitária do Mato Grosso possa conhecer sua realidade, assim como uma mídia do extremo norte do Pará fará a ponte direta para os dados de uma Mídia Periférica em São Paulo, e assim por diante”, afirma.
Sustentabilidade das mídias populares

A edição deste ano também chega com novidades importantes para quem atua na comunicação popular. Um dos temas centrais será a sustentabilidade das mídias. Assunto que vem mobilizando a coordenação do TMB em diálogos com instituições públicas, movimentos sociais e órgãos governamentais.
A coordenadora de comunicação do TMB. Dad Matos, tem participado de debates essenciais sobre o fortalecimento da comunicação brasileira originária. Com destaque para os avanços conquistados nos últimos meses. “Estamos indo pra cima, querendo saber o que pode dar certo efetivamente. Não dá mais para nos conformarmos com tapinhas nas costas ou diálogos infinitos que não dão em lugar nenhum”. E comemora, “estamos encontrando pessoas que também têm essa gana de transformação, e isso é para ser celebrado entre nós e também dentro de ministérios, da Secom, dos movimentos sociais, comunicadoras e comunicadores de todo canto”. Dad faz questão de divulgar a aprovação da primeira campanha publicitária de interesse público do TMB. Anunciando uma nova fase para Mídias Periféricas.
A conquista é considerada um marco para a rede. Além disso, demonstra que o mercado, de maneira geral, dispõe de uma alternativa muito mais criativa para expor suas ideias e ideais de transformação. Ao mesmo tempo, representa um importante reconhecimento institucional sem, contudo, perder a essência comunitária e o compromisso histórico com os territórios. Dessa maneira, a iniciativa reforça a valorização da comunicação popular e amplia as possibilidades de diálogo entre diferentes setores da sociedade.
Convidados especiais
O encontro reúne convidadas e convidados com atuação de destaque em âmbito nacional nas áreas da educação, dos direitos humanos, da cultura e da democratização da comunicação. Nesse contexto, o evento amplia o debate sobre temas estratégicos para a sociedade e, ao mesmo tempo, fortalece a troca de conhecimentos entre comunicadores e lideranças sociais. Entre os nomes confirmados, estão:

Macaé Evaristo – professora, assistente social e deputada estadual. Ao longo de sua trajetória, ela se tornou a primeira mulher negra a assumir as secretarias de Educação de Belo Horizonte e de Minas Gerais. Além disso, também ocupou o cargo de Ministra dos Direitos Humanos e Cidadania. Tem atuação consolidada na defesa da educação pública, da inclusão social e no enfrentamento das desigualdades.

José Guilherme Castro – comunicador popular que participa como produtor cultural e ativista do Carnaval de Belo Horizonte. Com experiência na Rádio Favela, construiu uma trajetória essencial na luta pela democratização da comunicação. Ao longo desse percurso, também integrou o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (ABRAÇO Brasil), fortalecendo a articulação das rádios comunitárias em todo o país.

Werymehe Pataxoop– é indígena do povo Pataxoop e mora na aldeia Mua Mimatxi. Educadora graduada pela formação intercultural para educadores indígenas na UFMG. Mestra em educação pela UFMG e doutoranda em psicologia pela UFMG, compõem a assessoria da Deputada Federal Célia Xakriabá.
Rede nacional de Mídias Populares
O TMB tem o propósito de unir e fortalecer as Mídias Populares das cidades, do campo e das comunidades tradicionais, pois acredita que, quando os territórios se comunicam, suas lutas ganham mais força e, consequentemente, suas conquistas alcançam maior visibilidade. Para fazer parte dessa rede precisa acessar aqui a Plataforma do TMB, preencher o formulário de cadastro e aguardar a liberação.
Além disso, a comunicação popular se consolida como uma ferramenta ainda mais poderosa de transformação social e, sobretudo, de garantia de direitos.