Encontro formativo na comunidade da Conceição orienta fazedores de cultura sobre editais e amplia acesso às políticas culturais
Por Redação

Foto: Beatriz Santos
Vera Cruz recebeu, no último dia 17 de dezembro, uma atividade do Circula Comitê, iniciativa do Comitê de Cultura da Bahia que integra a agenda da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB Bahia (Ciclo 2 / 2025).
O encontro foi realizado na comunidade da Conceição e reuniu artistas, produtores, coletivos, grupos tradicionais e representantes da sociedade civil do município.
A ação promoveu diálogo, escuta qualificada e orientação sobre os editais da PNAB Bahia. Com informações sobre critérios de participação, acesso aos recursos e estratégias para a construção de projetos culturais alinhados às realidades locais.
Orientação sobre os editais da PNAB Bahia

Foto: Beatriz Santos
Dessa forma, o Circula Comitê reafirmou seu papel de descentralizar informações e fortalecer a presença dos territórios nas políticas públicas de cultura.
A mediação da roda de conversa ficou a cargo de Juliana Silva, coordenadora executiva do Comitê de Cultura da Bahia, vinculada à OSC GANA, que destacou a organização cultural nos municípios. E a construção coletiva como pilares fundamentais para o fortalecimento das políticas culturais.

Foto: Beatriz Santos
A atividade contou ainda com a parceria de instituições e organizações do território, como IVELCRUZ, Afoxé Omo Omim, Colônia de Pesca Z8 e o Jornal Atualize. Fortalecendo a articulação local entre cultura, comunicação e territórios tradicionais.
Entre os participantes estiveram o Grupo Afoxé Omo Omim, o Samba de Roda 02 de Julho de Conceição, o Grupo de Capoeira Luiz Preto, além de moradores e representantes da sociedade civil. O encontro, realizado na Sede Social da Conceição, marcou o segundo momento formativo sobre a PNAB Bahia no território.

Foto: Beatriz Santos
Presidente do Afoxé Omo Omim de Conceição, Axogum do Ilê Axé Omim Lessyarê e nutricionista formado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Luan Marques. Ele ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento da cultura local. “Sou nascido e criado na Conceição, uma terra de forte cultura e legado ancestral. Esse encontro representa um espaço fundamental de diálogo e orientação, que fortalece a cultura no território e garante que os fazedores e fazedoras tenham acesso às políticas públicas de forma mais justa e consciente”, afirmou.
De caráter gratuito, a atividade reafirmou o compromisso do Comitê de Cultura da Bahia com a democratização do acesso à informação. A valorização das expressões culturais locais e o fortalecimento da cultura como direito e instrumento de desenvolvimento em Vera Cruz. Agô!