Quando o caminho muda para nos encontrar

Por Nazareth Reales

Chegada a Vitória da Conquista, Bahia – Foto: Nazareth Reales

Em Vitória da Conquista aconteceram coisas importantes para nós: como pessoas, como família, para o nosso projeto e para esse sonho que começou há um ano e meio. Quando saímos rumo ao Brasil, tínhamos um propósito inicial, chegar, participar do Fórum Mundial da Bicicleta e depois continuar pedalando rumo ao sul.

Assista o vídeo desse capítulo, se possível, inscreva-se no nosso canal.

Mas o Brasil nos abraçou e já estamos aqui há mais de um ano.
Com o prazo do nosso visto quase acabando, fomos obrigados a mudar o rumo para chegar ao posto de migração mais próximo. Assim começou nossa jornada até Vitória da Conquista.

Antes de chegarmos, em Brumado, Beto Bike recomendou que escrevêssemos para JBruno, um ciclista local. Ele garantiu que em Conquista receberíamos apoio da comunidade, e foi exatamente o que aconteceu.

Um lugar seguro para uma família que pedala sonhos

Magno Borges, (calça preta), diretor do Creas- Foto: Nazareth Reales

Ao entrar nessa cidade imensa, percebemos que o melhor era pedir ajuda à Assistência Social. Foi então que conhecemos Magno Borges, diretor do CREAS, e toda a equipe dele, que nos ajudaram a encontrar uma casa de abrigo digna e segura para uma família viajante.
Chegamos à Casa de Passagem El Andariego, um lugar simples, humano, perfeito para descansar e nos reorganizar.

Isso, para nós, é sincronicidade: quando as coisas chegam exatamente no momento certo. Vimos isso acontecer muitas vezes, em Aracatu e agora, mais uma vez, aqui.

Nossa missão: espalhar um recado de esperança

CasaenBici na ciclovia em Vitória da Conquista, Bahia – Foto: Nazareth Reales

Com a estadia resolvida, demos o próximo passo, buscar autorização junto à Secretaria de Educação para apresentar o projeto Educação em Movimento nas instituições de ensino da cidade.
Por ser uma cidade grande, os trâmites eram mais complexos. Mesmo assim, seguimos cada etapa, apresentamos documentos, contamos nossa história e explicamos nosso propósito. Agora, com tudo feito, esperamos com confiança uma resposta positiva. Faz parte do processo, insistir, persistir e acreditar.

O apoio que chega quando o sonho inspira

JBruno Construção, apoiador da CasaenBici – Foto: Nazareth Reales

Ao mesmo tempo, algo maravilhoso aconteceu: o apoio dos empresários locais.

A empresa JBruno Construções, do Bruno, ciclista, pai e sonhador como nós, se emocionou com nossa história. Ele até quis pedalar a Cargyhome, nossa casa sobre rodas. Ao descer, comentou. “Parabéns, um projeto sensacional. Vocês deveriam produzir mais bicicletas como essa.”

Neste contexto, Bruno nos ajudou com algo essencial, uniformes de ciclismo, contatos de lojas e oficinas, e recomendações para conseguir materiais para nosso artesanato.

César Lobo , Casa do Ciclista – Foto: Acervo Pessoal

Assim esse apoio cresceu, ainda mais quando conhecemos César Lobo, dono da Casa do Ciclista, uma loja com 54 anos impulsionando ciclistas na região. Na ocasião, César nos convidou pessoalmente para escolher peças usadas para o artesanato e, assim que chegamos, perguntou. Do que vocês precisam?”

E então aconteceu um daqueles momentos que ficam para sempre, após mais de três anos usando o mesmo tênis de ciclismo, Andrés recebeu uma surpresa que o deixou sem palavras. César pediu para ele escolher um par novo para continuar pedalando o nosso sonho.

A alegria, o brilho nos olhos, a emoção… tudo era indescritível.
Além disso, ele nos presenteou com um kit completo: mochila, caramanholas e um chaveiro da loja.

Mais que ajuda: sincronicidade

Casa do Ciclista, Vitória da Conquista, Bahia – Foto: Acervo Pessoal

Nada disso fala apenas de um lugar para descansar, de uma roupa de ciclismo ou de um par de sapatos.
Fala de conexão.

Como sonhos vividos com autenticidade atraem pessoas especiais no momento exato.
Como a generosidade surge em detalhes que se tornam grandes impulsos.
E como, ao tocar outras histórias, encontramos quem queira caminhar, ou pedalar, ao nosso lado.

Vitória da Conquista nos mostrou que seguimos amparados. Há mãos, afetos e intenções que acreditam na educação, na mobilidade consciente e nas famílias que seguem firmes em seus ideais.
Nosso compromisso, espalhar esperança, cultivar valores e ensinar a partir da bicicleta, continua abrindo horizontes, oportunidades e até milagres.

Esta é a nossa história.
Este é o caminho em movimento.
Isto é sincronicidade.

As pessoas sempre sabem o que precisam fazer; muitas vezes só não avançam por medo. Mas quando o desejo é verdadeiro, o universo inteiro trabalha a favor. Essa sintonia, essa força que alinha nossa vontade com o mundo, é o que chamamos de sincronicidade.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *