A 5ª edição do Festival atrai milhares de pessoas, reforça calendário cultural da Bahia e consolida Itacaré como destino turístico da Costa do Cacau

Por Gilsimara Cardoso

Festival de Forró de Itacaré – Foto: Secom Itacaré e Tarek Roveran

Entre os dias 26 e 28 de setembro, o Festival de Forró de Itacaré movimentou toda a cidade. Durante o período, a rede hoteleira registrou 100% de ocupação, com cerca de 7 mil leitos lotados. Além disso, bares, restaurantes, lanchonetes e cabanas de praia também sentiram o impacto positivo.

O festival levou milhares de pessoas às ruas. Assim, consolidou-se como uma das principais atrações culturais da Costa do Cacau. Ao mesmo tempo, mostrou a força do turismo aliado à tradição nordestina.

Targino Gondim – Foto: Tarek Roveran

Criado em 2018 por Targino Gondim, o festival cresceu a cada edição. Hoje, já é reconhecido como um dos maiores eventos culturais do sul da Bahia. Além disso, celebra a música nordestina fora do período junino. Desse modo, reforça o turismo regional e a hospitalidade de Itacaré, um dos destinos mais procurados do litoral baiano.

O curador e forrozeiro Targino Gondim celebrou os resultados. “Com o Festival de Forró a gente conseguiu aquecer a economia da cidade, da região inteira, mostrar a força do forró, do público e dos nossos forrozeiros. É sempre um prazer e ser muito ser bem recebido nesse destino turístico”, relata.

A programação começou na sexta-feira (26). Primeiro, a animada Levada da Rural Amarela saiu da Rua da Pituba em direção ao palco montado na orla. Logo depois, o tradicional Aulão de Forró tomou conta da Praça do Canhão, reunindo moradores e turistas em um clima de festa.

Levada da Rural Amarela, no Festival de Forró de Itacaré – Foto: Secom Itacaré e Tarek Roveran

Já no sábado (27), a Rural, comandada por Marquinhos Café, arrastou novamente uma multidão até a orla. Em seguida, os shows de Rennan Mendes, Sebastian Silva, Targino Gondim, Gel Barbosa, Trio Forró + Eu e Paulo Pootrich fizeram a praça ferver até a madrugada.

5ª Edição do Festival de Forró de Itacaré supera as expectativas

De acordo com Marcos Japu, secretário de turismo, a quinta edição superou as expectativas.
Foi um evento que mais uma vez reuniu amantes do forró. Um público de turistas brasileiros e estrangeiros. É um evento consolidado, mas construído por muitas mãos. Estamos felizes por conseguirmos entregar mais um grande festival”, afirma.

Festival de Forró de Itacaré – Foto: Secom Itacaré e Tarek Roveran

Além do público local, o festival também encantou visitantes estrangeiros. O australiano Jack, que visitou a cidade pela segunda vez, comentou. “Estou achando incrível! O estilo da música é muito legal, um ambiente maravilhoso, todo mundo dançando, estou assistindo e me divertindo muito.”

Da mesma forma, a diretora da agência Itacaré Bahia Turismo & Viagens, Kali Sena, destacou o impacto positivo.
“Foi lindo ver o Festival de Forró 2025. Um evento muito bem organizado, fora do período de feriados. Deu um pico de crescimento na economia, todo o comércio ficou muito feliz com os resultados.” Ressalta.

Festival de Forró de Itacaré – Foto: Secom Itacaré e Tarek Roveran

Encerramento em grande estilo e planos para uma edição ainda maior em 2026

Já no domingo (28), o encerramento trouxe grandes atrações. O público vibrou ao som do Quinteto Sanfônico do Brasil, Cacau com Leite, Zelela e os Três da Bahia, Ivan Greg, Marquinhos Café, Luana Ingry e Natureza Forró da Bahia.

Além disso, a última edição da Levada da Rural arrastou novamente uma multidão e, assim, o festival terminou em clima de celebração.

Nego de Saronga , prefeito de Itacaré – Foto: Acervo Pessoal

O prefeito Nego de Saronga ressaltou a relevância do evento. “Festival consolida o calendário de eventos, com fortalecimento da economia, Turismo gerando emprego e renda. Parabenizo todos os envolvidos, mais uma belíssima entrega“. Afirma.

Com aval do prefeito, o secretário de turismo já prepara o calendário de eventos de 2026, que será apresentado em novembro ao trade turístico, prometendo uma edição ainda maior e mais vibrante do festival.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *