Militante histórico do MNU apresenta manifesto e defende pautas do território na etapa nacional em Brasília
Por Gilsimara Cardoso

Ermeval Da Hora, na 5ª Conferência Nacional de Igualdade Racial – Foto: Acervo Pessoal
O itaparicano Ermeval da Hora integra a delegação da Bahia na 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR), que acontece entre os dias 15 e 19 de setembro de 2025, em Brasília/DF.
O evento reúne representantes da sociedade civil e do poder público para construir propostas e alternativas que enfrentem as desigualdades étnico-raciais no Brasil. Morador de Itaparica, Ermeval da Hora consolidou a trajetória dele na luta em defesa das causas raciais.
Reconhecido pelo compromisso com a valorização da cultura afro-brasileira e com a promoção da justiça social. Ele leva para a conferência um manifesto que reúne pautas históricas da população negra e dos movimentos sociais contra o racismo.
A CONAPIR é organizada pelo Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) e pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR). Nesse sentido, a 5ª edição começou com etapas municipais e estaduais, realizadas entre maio e agosto, as quais elegeram os delegados da fase nacional.
“Importante a minha participação, enquanto militante histórico do MNU e coordenador nacional LGBT do MNU. Aqui vamos discutir e aprovar propostas para as políticas públicas efetivas para a comunidade negra, sobretudo pautar as demandas do nosso território”, ressalta Ermeval.
A presença de Ermeval da Hora na 5ª Conferência fortalece o protagonismo dos movimentos locais na construção de um Brasil mais justo e igualitário.