De 22 a 30 de agosto, estudantes de Vera Cruz apresentam projetos inovadores, conquistam vagas em curso de comunicação e seguem para a final com apoio do voto popular.

2º Desafio Ilha Sustentável, reunindo estudantes de quatro escolas públicas de Vera Cruz – Foto: Afonso Santana
Desde o dia 22 de agosto, a Ilha de Itaparica respira criatividade e consciência ambiental. É quando teve início o 2º Desafio Ilha Sustentável, reunindo estudantes de quatro escolas públicas de Vera Cruz em uma jornada de aprendizado e inovação. Nos dois primeiros dias, 22 e 23, mentorias virtuais aproximaram os jovens de especialistas em comunicação, sustentabilidade desenvolvimento local. Ali, em encontros cheios de trocas e estímulo, ideias foram lapidadas, inseguranças vencidas e sonhos transformados em projetos.

Jurados do 2º Desafio Ilha Sustentável – Foto: Afonso Santana
Na manhã de domingo (24), o projeto Desafio Ilha Sustentável ganhou corpo e voz. No Village Itaparica, 10 equipes apresentaram as propostas em formato de pitch diante de jurados, comunicadores e representantes da comunidade. A iniciativa é promovida pela pasta de ASG (Ambiental, Social e Governança) do Village Itaparica e tem como tema nesta edição “Comunicação, Sustentabilidade e Desenvolvimento Local”.
Das onze inscritas, seis avançaram para a final: Litorâneas em Ondas pro Futuro, Sementes do Amanhã, Localizando a História, Renova-Ponte, Guias do Futuro e Sustenta News.
Como você poderá contribuir ?

Foto: Afonso Santana
Desde as 18h de domingo (24), o destino das equipes está nas mãos da comunidade. O voto popular, aberto online, segue até o dia 28 de agosto, às 20h, e definirá as três campeãs, que serão anunciadas em evento de encerramento no dia 30 de agosto, também no Village Itaparica. Agora a participação da comunidade é fundamental neste processo.

Foto: Oni Sampaio
Entre as vozes que ecoaram no auditório, estava a de Matheus Rodrigues, estudante do Centro Estadual de Educação Profissional do Oceano (Tairu). Integrante da equipe Guias do Futuro, Matheus vibrou com a classificação e a conquista inesperada de uma vaga no curso Jovens Comunicadores, da Escola Baiana de Comunicação. E com brilho no olhar e sorriso aberto, resumiu a alegria que sentiu. “Estou muito feliz pela minha primeira premiação, por passar para a próxima fase, e mais feliz ainda por ganhar uma vaga na Escola Baiana de Comunicação.”
Além do curso, Os vencedores serão premiados com tablet para o 1º lugar, smartphone para o 2º e fones de ouvido para o 3º, todos com direito a day use no Village Itaparica, oferecendo aos jovens a oportunidade de vivenciar na prática um espaço voltado à sustentabilidade e ao lazer.

Marcello Chamusca, diretor da Escola Baiana de Comunicação. Foto: Afonso Santana
E as conquistas não pararam por aí. A Escola Baiana de Comunicação anunciou que oferecerá um curso gratuito de comunicação para todas as 10 equipes participantes, fortalecendo ainda mais a formação dos jovens. O diretor da instituição, Marcello Chamusca, também jurado do Desafio, não escondeu sua emoção. “Eu fiquei realmente impactado positivamente com o que vi aqui hoje. A gente vê a juventude da ilha produzindo, e produzindo com essa qualidade. Realmente é muito importante.”

Foto: Afonso Santana
Mais do que uma competição, o que se ergueu ao longo desses dias foi a prova de que alunos da rede pública também possuem conhecimentos e são capazes de transformar a comunidade onde vivem. Em cada fala precisa, em cada apresentação segura, estava a confirmação de que a juventude da ilha carrega potência e protagonismo. As soluções apresentadas apontam para um futuro sustentável, mas também reafirmam que é possível unir educação, cultura e engajamento comunitário em prol de um bem maior.

Viveiro do Village Itaparica Foto: Afonso Santana
Na ocasião os alunos também conheceram o viveiro de plantas do Village Itaparica, no local existe dezenas de espécies. Com 350 m², o Viveiro Educador foi projetado como espaço de aprendizado e conexão com a natureza, um laboratório vivo para estudos de educação ambiental, oficinas de reflorestamento e ações de reconhecimento da flora da região.

Resíduo de plástico PP transformado em tampa de mesa – Foto: Afonso Santana
Também foi apresentado o centro de armazenamento de resíduos sólidos do Village, um projeto inovador de transformação de resíduos de plástico pp em móveis, confeccionados ali mesmo, por catadores da comunidade de Conceição. O que era considerado lixo, agora vale dinheiro e futuramente serão utilizados no empreendimento imobiliário do Village.

Equipe de comunicação do Village Itaparica – Foto: Afonso Santana
Na Ilha de Itaparica, existe uma iniciativa privada que faz parceria com a escola pública e mostra o caminho de oportunidades, no “Desafio Ilha Sustentável “é possível sonhar, criar, transformar e resistir.