Iniciativa celebra o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais e fortalece vínculo entre escola, comunidade e natureza
Por Gilsimara Cardoso

Afonso Santana / Divulgação Village Itaparica
Em sintonia com o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, celebrado em 26 de julho, uma ação educativa realizada no município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, vem aproximando crianças da rede pública municipal da importância ambiental e cultural dos manguezais presentes na região. A iniciativa, apoiada pelo empreendimento turístico Village Itaparica e executada em parceria com o Projeto Recife das Pinaúnas, já mobilizou mais de 100 estudantes desde seu início, em 2023.

Afonso Santana / Divulgação Village Itaparica
Com oficinas lúdicas, trilhas ecológicas, plantio de mudas nativas e mutirões de limpeza em áreas degradadas, o projeto conecta crianças das comunidades da Praia de Conceição e de Barra Grande à vivência direta com o mangue, ecossistema considerado um dos mais ameaçados e ao mesmo tempo essenciais para o equilíbrio climático e a saúde dos oceanos.

Afonso Santana / Divulgação Village Itaparica
As escolas Padre Ignácio e Guilherme Franco Guimarães participam da atual etapa, que integra o calendário letivo de 2025 com atividades de educação ambiental voltadas para alunos do 5º ano. Adriana Muniz, gerente de ASG (Ambiental, Social e Governança) do Village Itaparica, ressalta a importância dessa iniciativa para os alunos, “essa aproximação fortalece o vínculo entre escola, território e natureza, promovendo o sentimento de pertencimento e responsabilidade desde cedo”, explica Adriana.

Afonso Santana / Divulgação Village Itaparica
Além de ser o berçário de inúmeras espécies marinhas, o manguezal atua como barreira natural contra erosão e tempestades, sequestra carbono e filtra poluentes. Sua conservação está diretamente ligada a metas da Agenda 2030 da ONU, como o ODS 14 (Vida na Água), ODS 13 (Ação Climática) e ODS 15 (Vida Terrestre).
Para a coordenadora pedagógica Marisangela Silva Bitencourt Castro, da Escola Padre Ignácio, os efeitos do projeto ultrapassam os muros da escola. “Os alunos vivenciaram um aprendizado sensível e transformador. Desenvolveram valores socioambientais e passaram a se reconhecer como parte da comunidade que cuida do manguezal.” Relata Marisangela .

Afonso Santana / Divulgação Village Itaparica
A nova etapa do projeto, que será desenvolvida no segundo semestre de 2025, inclui mais 37 estudantes nas atividades práticas e de conscientização. O objetivo é continuar semeando uma cultura de cuidado e pertencimento ambiental desde a infância. “A educação é o caminho mais potente para garantir que esse mangue continue existindo e oferecendo vida para as próximas gerações“, completa Adriana Muniz. Segundo ela, apoiar a formação ambiental da comunidade é parte do compromisso do Village Itaparica com a transformação social e ambiental do território onde atua.
Neste 26 de julho, a data reforça o papel estratégico da educação e da mobilização comunitária na proteção dos manguezais, lembrando que conservar esses ecossistemas é proteger também o futuro da Ilha e do planeta.