Prêmio celebra trajetórias de mulheres negras que atuam pela equidade racial por meio da educação, cultura e políticas públicas.

Por Gilsimara Cardoso

Psicóloga Cássia Virgínia Bastos Maciel – Fotos:Divulgação/Eveline Pena

A psicóloga Cássia Virgínia Bastos Maciel, pró-reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da Universidade Federal da Bahia (UFBA), será uma das dez mulheres homenageadas na 13ª edição do Prêmio Mulheres Negras Contam Suas Histórias. A cerimônia acontece no dia 25 de julho, às 18h30, no Palacete Tirachapeu, localizado no Centro Histórico de Salvador.

Com uma trajetória marcada pela defesa da inclusão e da equidade racial no ensino superior, Cássia ingressou na UFBA pelo sistema de cotas e, desde então, tem atuado na consolidação dessas políticas. Desde 2014 à frente da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE), ela tem reforçado a importância da permanência estudantil como parte fundamental do direito à educação.

Psicóloga Cássia Virgínia Bastos Maciel – Fotos:Divulgação/Eveline Pena

O prêmio é promovido pela Associação de Terreiros da Bahia – EGBÉ AXÉ e integra a programação do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho. A iniciativa reconhece o trabalho de lideranças femininas que atuam em diferentes frentes, das políticas públicas à cultura e espiritualidade, no combate às desigualdades sociais e raciais.

A entrada para o evento é solidária, o público deve levar uma lata de leite em pó, que será doada a duas instituições filantrópicas de Salvador

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *