Cerimônia da 13ª edição do Prêmio Mulheres Negras Contam Suas Histórias acontece no dia 25 de julho, em Salvador, com entrada solidária.
Por Gilsimara Cardoso

Professora Juliana Cardoso Nery – Foto: Divulgação/Verônica Baeta
A arquiteta e professora Juliana Cardoso Nery está entre as dez homenageadas da 13ª edição do Prêmio Mulheres Negras Contam Suas Histórias, que será realizada no dia 25 de julho, às 18h30, no Palacete Tirachapeu, no Centro Histórico de Salvador. A entrada será solidária, mediante doação de uma lata de leite em pó.
O prêmio é promovido pela Associação de Terreiros da Bahia – EGBÉ AXÉ, em reconhecimento à trajetória de mulheres negras que contribuem com a transformação social em seus territórios. A escolha das homenageadas foi feita por uma comissão composta por representantes da sociedade civil.

Professora Juliana Cardoso Nery – Foto: Divulgação/Verônica Baeta
Juliana é arquiteta pela Escola de Arquitetura da UFMG, mestre e doutora pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com estágio na Universidade de Roma La Sapienza. Atualmente, é vice-diretora da Faculdade de Arquitetura da UFBA e docente dos programas de pós-graduação MP-CECRE e PPG-AU da mesma instituição. Atua em redes e grupos de pesquisa voltados à preservação e intervenção em patrimônios arquitetônicos e urbanos.
A premiação integra a agenda do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho. Além de Juliana, também serão homenageadas Cássia Maciel, Laíse Brito, Tamikuã Pataxó, Juci Cardoso, Mãe Nicinha, Rita Santos, Tauana Bomfim, Rosângela Reis e Fernanda Lordelo.
Toda a arrecadação será destinada a duas instituições filantrópicas de Salvador.