Evento chega à 13ª edição no Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Por: Redação

Mãe Diana de Oxum, presidenta da EGBÉ AXÉ – Foto: Bruno Concha
A capital baiana será palco, no dia 25 de julho, da 13ª edição do Prêmio Mulheres Negras Contam Suas Histórias, uma iniciativa que homenageia a força e o protagonismo de mulheres negras, indígenas e de terreiro. A cerimônia acontecerá às 18h30, no Palacete Tirachapéu, localizado no Centro de Salvador. A entrada será solidária, mediante a doação de uma lata de leite em pó.
Promovido pela Associação de Terreiros da Bahia – EGBÉ AXÉ, o prêmio reconhece e valoriza trajetórias de liderança e impacto social desenvolvidas por mulheres negras em diferentes áreas da sociedade. Nesta edição, dez homenageadas serão agraciadas, indicadas por uma comissão formada por representantes da sociedade civil.
Idealizadora da iniciativa, a Mãe Diana de Oxum, que também preside a EGBÉ AXÉ, destaca a importância de dar visibilidade às mulheres que constroem soluções em seus territórios. “Utilizamos o diálogo social para compreender e enfrentar os conflitos que nos cercam. Esse prêmio é uma forma de reconhecer essas vozes e suas lutas”, afirma.
Além de celebrar essas histórias de resistência e superação, o evento tem caráter filantrópico: toda a arrecadação será destinada a duas instituições sociais de Salvador. A EGBÉ AXÉ atua há anos na preservação das manifestações culturais de matriz africana e no enfrentamento da intolerância religiosa, do racismo e das desigualdades sociais.
13ª edição do Prêmio Mulheres Negras Contam Suas Histórias
📅 Data: 25 de julho (sexta-feira)
📍 Local: Palacete Tirachapeu – Centro de Salvador
🕕 Horário: 18h30
🎟️ Entrada solidária: doação de uma lata de leite em pó