Iniciativa busca democratizar o acesso à cultura náutica e despertar o interesse pelo mar, pela ciência e pela natureza entre os jovens da Ilha de Itaparica.
Por Gilsimara Cardoso

Projeto i9Vela em Catu – Foto: Gilsimara Cardoso
No último domingo, 22, a comunidade de Catu, em Vera Cruz, recebeu uma atividade inédita e especial, uma aula gratuita de navegação à vela promovida pelo Projeto i9Vela, voltada para crianças e adolescentes.

Projeto i9Vela em Catu:- Gilsimara Cardoso
A ação teve como objetivo apresentar os fundamentos da navegação à vela e despertar o interesse da juventude por um esporte tradicionalmente elitizado. As aulas, divididas entre teoria e prática, abordaram temas como vento, maré, pressão da água, formato do barco e da vela, tudo explicado de maneira simples e lúdica.

Projeto i9Vela em Catu – Foto: Gilsimara Cardoso
Durante a atividade, cada criança que acertava uma pergunta ganhava um bombom como incentivo. A experiência encantou pais, mães e moradores da comunidade, que destacaram a importância de ações como essa para a formação e inclusão social das crianças.

Cristiane Santos com as filhas – Foto: Gilsimara Cardoso
A moradora Cristiane Santos, por exemplo, levou o filho com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para participar e aprovou a iniciativa.“Eu estou tranquila, ele gosta do mar. Eu já fiz muito isso quando era pequena com meu pai”, afirmou Cristiane.

Sheile Moura com as filhas- Foto: Gilsimara Cardoso
Já Sheile Moura, mãe de duas meninas que participaram da aula pela primeira vez, ressaltou a relevância da oportunidade, “é um esporte elitizado. Acho ótimo as crianças daqui terem contato com os barcos e com o mar, mas faltam oportunidades de conhecer veleiros”, ressaltou Sheile.

Ruan Sobral em Catu – Foto: Gilsimara Cardoso
Idealizador do projeto, o professor Juan Sobral transformou a paixão pela vela em uma ação de impacto social, “o objetivo é levar a cultura náutica para comunidades com potencial, como Catu e Aratuba. Queremos promover acesso, inclusão, iniciação profissional e divulgação científica”, explicou.

Da esquerda para direita, Deilson Serra, Juan Sobral e Lourival Conceição – Foto: Gilsimara Cardoso
O projeto despertou tanto interesse que a própria comunidade já pensa em implantá-lo de forma permanente.
O presidente da Associação de Moradores de Catu, Lourival Conceição, reforçou. “O professor, juntamente com a comunidade, quer implantar esse projeto aqui em Catu. Porque é muito importante para nossa comunidade.”

Projeto i9Vela em Catu – Foto: Gilsimara Cardoso
O administrador da Comunidade, Deilson Serra, também anseia pela permanência do projeto na cidade de Vera Cruz, ” eu que vim na minha infância de projetos sociais através do esporte, sei o poder transformador que tem o esporte. e um projeto do tamanho desse aqui na nossa comunidade, temos essa riqueza natural, então é muito importante, e aqui fica o nosso pedido para o prefeito de Vera Cruz pra que ele possa está abraçando nossa ideia, nosso projeto. ” Ressaltou Deilson.

Foto: Gilsimara Cardoso
Os anseios da comunidade agora se voltam para o poder público. Moradores, participantes e o próprio projeto esperam que a Prefeitura de Vera Cruz apoie a permanência do I9Vela na Ilha, garantindo estrutura, continuidade e expansão dessa iniciativa transformadora. A proposta é que mais crianças e jovens tenham acesso a esse conhecimento e possam vislumbrar, no mar, novas possibilidades de futuro.
.
Parabéns Juan Sobral pelo excelente trabalho!!!
Por se doar e está frente desse projeto tão importante para os jovens e seus pais.
Que o I9VELA tenha mais incentivadores e patrocinadores.