O evento traz o forró para o litoral de Vera Cruz, atrações como Tio Barnabé, Calango Aceso, Forró do Tico, Fábio Aquino, Licor com Mel, Forró do Zé, Manoel do Acordeon e muito mais.
Por Gilsimara Cardoso

Foto: Felipe Retratos
O 1º Forró à Vera tem a proposta inovadora de descentralizar os festejos juninos e levar o melhor do forró raiz para o coração das comunidades da Ilha de Itaparica. O evento acontece de 21 a 24 de junho com programação na Praça de Mar Grande e em diversas localidades de Vera Cruz, como Tairu, Barra Grande, Cacha Pregos, Matarandiba, Gamboa, entre outras.
Mesmo com o tempo chuvoso durante o dia, a previsão garante céu limpo a noite nos dias 21 a 24 de junho, portanto basta preparar o look, calçar a percata e partir para o forró.
Para André Reis, Secretário de Cultura e Turismo, o São João de Vera Cruz tem um papel importante para fomentar a população a permanecer dentro do município, “a gente já tem visto depoimentos de pessoas que iam viajar e decidiram ficar por causa da nossa programação.” Explica André.

Lavínia Sales irá se apresentar no Forró À Vera – Foto: Acervo pessoal
André também ressalta a importância da presença feminina no São João, “ è uma programação bem junina, trazendo o forró tradicional e também valorizando a presença e a importância das mulheres de Vera Cruz. Isso foi uma ideia do nosso prefeito Igor Pinho, que pensou em dar destaque às mulheres que tocam, seja arrocha, forrozinho e que vão se apresentar na praça.” Conclui André.

Coreto do Forró à Vera , Manoel do Acordeon – Foto: Felipe Retratos
A proposta de realizar eventos em diferentes localidades de Vera Cruz também é uma estratégia de segurança viária e bem-estar social. Ao levar a festa para perto das pessoas, evita-se a necessidade de deslocamentos longos até a região central, reduzindo o fluxo de veículos nas estradas e ajudando a prevenir acidentes de trânsito, especialmente em um período de grande movimentação como o São João.

Foto de divulgação
A festa também promove uma aproximação direta com as comunidades locais, valorizando artistas da terra, o comércio local e a cultura popular. Um dos destaques dessa descentralização é o São João de Tairu, que acontece nos dias 21 e 22 de junho, com apresentações de Riquelme, Samba Hashtag, Kayllan Topzinho, Manuel do Acordeon, Nosso Jeito e Lavínia Sales, além da participação ativa da comunidade na ornamentação e organização da festa.

Iara Ramos, moradora de Tairu – Foto: Acervo pessoal
Para a moradora de Taiu, Iara Ramos, a festa anima a comunidade, “ eu estou achando bom, aqui nunca teve uma festa assim no São João para tá reunindo as pessoas aqui em Tairu, mesmo com as dificuldades com as chuvas, a gente espera curtir essa festa. Ela também se prepara com o look e promete, ” já preparei tudo, vou usar uma saia quadriculada e uma blusa preta e o cabelo escovado, claro né.” Relata Iara com um sorriso contagiante.

Forró do Tico se apresentará no Forro à Vera – Foto: Acervo pessoal
A programação principal também conta com grandes nomes como Forró do Tico, Tio Barnabé, Calango Aceso, , Fábio Aquino, Licor com Mel, Forró do Zé, Banda Troti, Roberta Show, Lilian Sobral, Samba do Pretinho e o sanfoneiro Manoel do Acordeon, que se apresenta no tradicional Coreto do Forró na Praça de Mar Grande, reforçando o compromisso do evento com a tradição e a musicalidade nordestina.

Foto de divulgação
Além de celebrar o São João, o Forró à Vera é um movimento de fortalecimento da cultura e da identidade local, promovendo a integração entre poder público, artistas, moradores e visitantes.
O Forró à Vera 2025 é uma realização da Prefeitura Municipal de Vera Cruz, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio do programa Sufotur, São João da Bahia.