O site Descubra Vera Cruz promete otimizar as informações turísticas e culturais da Ilha
Por Gilsimara Cardoso

Encontro do turismo de Vera Cruz – Foto: Oni Sampaio
Na manhã desta quarta-feira, 21, o Village Itaparica juntamente com a Secretaria de Turismo de Vera Cruz realizaram o Encontro do Turismo de Vera Cruz.
O evento reuniu autoridades, empresários, imprensa e representantes da economia criativa local. O encontro começou com um café da manhã de boas-vindas, seguido de uma programação marcada por apresentações e importantes anúncios para o fortalecimento do turismo sustentável no município.

Encontro do turismo de Vera Cruz – Foto: Afonso Santana
Estiveram presentes o secretário de Turismo e Cultura de Vera Cruz, André Reis, a imprensa local que fazem parte da Rede de Comunicadores da Ilha de Itaparica- Recomii- o Jornal Atualize, Mundo do Del, Canal PP, profissionais e empreendedores do setor.

Ana Tavares, gerente de marketing do Village Itaparica – Foto: Oni Sampaio
A gerente de marketing do Village Itaparica, Ana Tavares, apresentou um vídeo institucional emocionante, destacando a nova filosofia do empreendimento, que mantém uma relação mais próxima e colaborativa com as comunidades locais, diferente do que era possível anteriormente, quando o espaço era operado pelo Club Med.
“A gente sabe que tem pessoas que chegam aqui e se emocionam porque não conseguiam nem acessar o Club Med, a gente tem vários relatos de pessoas que se emocionam, porque hoje conseguiram se tornar proprietário e de pessoas que conseguem pelo menos curtir o day use com suas famílias aqui. ” Relata Ana.

Encontro do Turismo de Vera Cruz – Foto: Afonso Santana
Ela também salientou sobre a responsabilidade ambiental do Village que realiza projetos de recuperação de resíduos sólidos em parceria com os catadores da comunidade, “ queremos que o cliente entenda que a natureza é nossa amiga”, afirmou Ana, ressaltando o compromisso socioambiental do Village com Vera Cruz.

Adriana Muniz, gerente ASG- Village Itaparica – Foto: Oni Sampaio
Na sequência, Adriana Muniz , gerente ASG do Village Itaparica, demonstrando o cuidado com a preservação ambiental, apresentou o trabalho desenvolvido no viveiro do Village, que atua em ações de preservação e ações educativas junto à comunidade, “pegamos todas as mudas que tinham aqui antes de começarmos as obras”, explicou Adriana.
O ponto alto do encontro foi o lançamento do Observatório do Turismo de Vera Cruz, uma iniciativa da Secretaria de Turismo em parceria com o Village Itaparica. O observatório da Economia Criativa do Turismo será uma plataforma colaborativa de coleta e análise de dados sobre profissionais, empresas e eventos culturais que impulsionam o desenvolvimento da economia criativa local.

Encontro do Turismo em Vera Cruz – Foto: Oni Sampaio
O Observatório nasce com o objetivo de apoiar artistas, produtores culturais, comunicadores, empreendedores, agentes da economia criativa, além de operadores de passeios e outros profissionais que atuam no turismo com responsabilidade, colaborando diretamente para o fortalecimento de Vera Cruz como um destino turístico sustentável e integrado.

André Reis, Secretário de Turismo e Cultura de Vera Cruz, Encontro do Turismo de Vera Cruz – Foto: Afonso Santana
“O primeiro passo é conhecer o território para depois vender o destino”, destacou o secretário de Turismo, André Reis, ao anunciar também o desenvolvimento da plataforma Descubra Vera Cruz, um site que reúne informações essenciais para que turistas conheçam e explorem com responsabilidade as atrações da Ilha de Itaparica.
A plataforma busca promover a integração entre os municípios de Vera Cruz e Itaparica, fortalecendo o destino de maneira colaborativa.
Além disso, o secretário celebrou o fato de que Vera Cruz já está oficialmente no Mapa do Turismo Brasileiro, graças ao processo de cadastramento das empresas locais no Cadastur.

Encontro do Turismo em Vera Cruz – Foto: Oni Sampaio
Durante o evento, foi anunciada ainda a oferta do curso de Formação de Condutor de Visitantes, promovido pela Agcomtur – Ba, com carga horária de 120 horas, em três meses, focado no eixo tecnológico de hospitalidade e lazer.
O secretário André Reis enfatizou a importância da capacitação profissional para o desenvolvimento do turismo, ressaltou o aperfeiçoamento do idioma inglês para receber o turista, mas destacou a valorização da identidade linguística local.

Encontro do Turismo em Vera Cruz – Foto: Afonso Santana
O secretário se posicionou em relação a divulgação do turismo na Ilha, ele reconheceu a importância da comunicação popular para o fortalecimento do turismo.
André Reis garantiu que a Secretaria de Cultura e Turismo realizará campanhas específicas que serão publicizadas nos veículos de comunicação da Ilha, valorizando a imprensa local e assegurando que as informações sobre as ações e programas da secretaria cheguem de forma direta e eficiente aos moradores e visitantes.

Encontro do Turismo em Vera Cruz – Foto: Afonso Santana
Vera Cruz já está no mapa do turismo brasileiro, e segue avançando com planejamento, qualificação e valorização da cultura local, agora com o apoio da plataforma digital Descubra Vera Cruz, que facilitará o acesso de turistas a todas as informações sobre o turismo na Ilha de Itaparica.