Evento marca anúncio de benefícios sociais, modernização do serviço e fortalecimento da parceria com o poder público
Por Gilsimara Cardoso

Foto: Oni Sampaio
Na manhã do último sábado, 03, foi marcada por um momento histórico para o transporte coletivo alternativo da Ilha de Itaparica.
Em celebração aos 36 anos de fundação, a Associação dos Proprietários Kombi, Táxi, Lotação da Ilha de Itaparica -Askoita- realizou um café da manhã comemorativo no terminal rodoviário de Bom Despacho, em Itaparica, reunindo autoridades, associados e representantes da sociedade civil.

Rede de Comunicadores da Ilha- Recomii- na cobertura do evento – Foto: Neide/ Pod Rasta
O evento contou com a presença do prefeito de Vera Cruz, Igor Pinho, de vereadores do município e da RECOMII – Rede de Comunicadores da Ilha de Itaparica. Durante a cerimônia, foram anunciados projetos importantes para a mobilidade urbana local, com destaque para:
• Criação de subsídio público ao transporte alternativo -Custeio, por parte da Prefeitura, do último horário das vans, com possibilidade de extensão ao primeiro horário, por exemplo, localidades como Jiribatuba.
• Garantia de gratuidade para idosos e para família com criança atípica.
• Descontos nas tarifas para estudantes universitários;

O vice- presidente da Askoita, Eriton Sousa. Foto: Oni Sampaio
O vice- presidente da Askoita, Eriton Sousa, está confiante na proposta do prefeito Igor Pinho, “o prefeito Igor Pinho nos prometeu um subsídio, o que vai nos ajudar muito nesta primeira jornada”, afirmou o vice-presidente da Askoita, Eriton Sousa.
Com 106 veículos em operação, a Askoita segue avançando em ações para modernizar e ampliar o transporte coletivo, mantendo o compromisso com a qualidade,

Prefeito de Vera Cruz, Igor Pinho, em entrevista para o Pod Rasta- Foto: Oni Sampaio
A criação do subsídio foi ideia da prefeitura de Vera Cruz, a execução desse projeto, de acordo com o prefeito Igor Pinho, está dependendo da contrapartida da Askoita, ” nós vamos colocar recursos no transporte, já estamos com a minuta do projeto de lei pronta, só dependemos de alguns ajustes com relação a contrapartida, na questão do passe, o passe para o idoso e o passe para as famílias que possuem crianças atípicas. Explica Igor Pinho.

Presidente da Askoita Welyton Paulino- Galego – Foto: Oni Sampaio
O presidente da Askoita, Welyton Paulino (Galego), está na presidência da Askoita, há 8 meses, ele reforçou a importância desse projeto de lei em andamento, “até o momento os idosos pagam sim pelo passe, mas a gente está desenvolvendo esse projeto juntamente com o vereador Apolo e com o prefeito Igor Pinho. Porque queremos garantir o passe livre para os idosos e para as pessoas com TEA. Isso é respeito e inclusão. A gente quer melhorar e tratar o passageiro bem a cada dia. ” Conclui Galego.

Prêmios para os associados da Askoita- Foto: Oni Sampaio
Os associados participaram de sorteios com diversos prêmios como forma de valorização dos profissionais que garantem o funcionamento diário do transporte na Ilha.

Rita de Cássia, administrativo da Askoita. Foto: Gilsimara Cardoso
Rita de Cássia faz parte do administrativo da Askoita desde 1995, ” a importância da Askoita sempre foi a união dos intermunicipais, tanto Vera Cruz como Itaparica, fazendo o transporte de nossos usuários, com qualidade, segurança e respeito. A Askoita vem crescendo, buscando sempre o melhor para os usuários.”

Eliezer Santos, passageiro da Askoita – Foto: Gilsimara Cardoso
Para o passageiro Eliezer Santos, morador da comunidade de Tairu, no transporte existe pontos que precisam melhorar principalmente o preço do passe e a infraestrutura do terminal rodoviário, ” eu acho o valor do passe muito alto, em vista da renda dos moradores daqui, né? As informações aqui no terminal são muito precárias, precisa ter placas e sinalizações, para os usuários, principalmente porque tem muita gente que não é daqui.” Ressalta Eliezer.
Muito boa iniciativa do órgãos , a askoita e uma associação que já serve a anos a sociedade da ilha sem ajuda nenhuma dos poderes públicos
Acredito que ernesto.me representa uma solução inovadora e eficiente para melhorar o transporte alternativo na Ilha de Itaparica. Com a sua plataforma, é possível organizar, gerir e aceder facilmente às opções de transporte, contribuindo para uma mobilidade mais sustentável e acessível para todos os habitantes e visitantes. Este tipo de tecnologia incentiva a adoção de alternativas de transporte mais ecológicas, promove maior comodidade e reforça o desenvolvimento da ilha. Parabéns à iniciativa de integrar soluções modernas às necessidades locais, promovendo um futuro mais sustentável e conectado para a comunidade de Itaparica.