O “1° Hackathon Desafio Ilha Sustentável “ premiou jovens de escolas pública e privada de Vera Cruz e Itaparica

Por Gilsimara Cardoso

Estudantes no 1° Hackathon Desafio Ilha Sustentável aguardando a premiação. – Foto: Gilsimara Cardoso

Passear em Vera Cruz deixou de ser somente uma visita ao paraíso, agora têm jovens e empresas privadas que protegem o meio ambiente. Uma tarefa que não é fácil principalmente quando se trata de comportamentos individuais, os quais  utilizados de maneira impropria prejudicam todo o coletivo.

No último sábado, 23, o Village Itaparica, por meio da sua agenda ASG (Ambiental, Social e Governança) realizou o “ 1° Hackathon Desafio Ilha Sustentável “, 82 estudantes do 6° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio desenvolveram projetos de sustentabilidade para as cidades de Vera Cruz e Itaparica. Um total de 15 equipes se inscreveram na competição dividida em duas categorias: Escola Pública e Escola Particular.

O evento movimentou também a imprensa, o Press Trip do Village trouxe jornalistas de grandes veículos de comunicação com foco no meio ambiente para acompanhar a premiação.  

Jornalistas no Press Trip- Village Itaparica – Foto: Nelson Brito Jr.

Pertencer a Vera Cruz é cuidar do meio ambiente e da identidade cultural dos nativos, quem chega por aqui percebe logo a natureza exuberante e o potencial turístico do lugar. No entanto, a ilha estava carente de ações sustentáveis com o lixo, muitas vezes trazidos pela maré de outras localidades,  pensando nisso três estudantes da rede pública de ensino: Amanda Santiago, Paulo Rodrigo e Rebeca Maria desenvolveram o projeto” Econsciência”, Rebeca Maria, líder da equipe, explicou com entusiasmo, “ a gente pensou no que poderia fazer para a população se incentivar e pensar no meio ambiente, na causa do descarte correto dos resíduos; trocando o resíduo pelo alimento, ela aprende a descartar corretamente.

O projeto rendeu o prêmio de primeiro lugar no 1° Hackathon Desafio Ilha Sustentável “, os estudantes ganharam medalhas, tabletes e o apoio do Village Itaparica para a execução do projeto.

Equipe: Plano Sustentável – 1° Lugar na categoria escola particular – Foto: Nelson Brito Jr.

A conscientização da população sobre os problemas ambientais e como solucionar estes problemas foram os focos principais das equipes vencedoras, na rede particular as estudantes Milene Valasquez, Sofia Sanches e Yasmin Santos  ganharam em primeiro lugar, elas desenvolveram o projeto “Consciência Verde” Milene Valasques salientou sobre a conscientização da população, ” nosso objetivo é trazer a Vera Cruz a conscientização que precisa, não adianta ter inúmeros projetos, se o principal não tem, a conscientização da  comunidade. Tudo começa de dentro para fora! ”.

Os professores estiveram presentes na premiação e na orientação dos alunos, o sorriso da professora Thaiane Cunha define bem a satisfação da Escola Estadual Desembargador Júlio Virgínio de Santana com os alunos “para gente foi um orgulho fazer com que eles inscrevessem os projetos fora da escola, eles terem essa oportunidade e visibilidade… Eles foram os protagonistas de fato, eu orientei apenas na escrita.

Equipe Sustentare e os professores do CEDJVS – 1° lugar na categoria Escola Pública – Foto: Gilsimara Cardoso

O jornalista João Barreto foi um dos mentores, ele deu uma aula de mentoria às equipes classificadas para a final, foi a primeira vez dele em iniciativas de preservação do meio ambiente vindas de estudantes tão jovens, “nós ajudamos eles a terem uma visão um pouco mais realista, nas questões que envolviam custos e investimentos, também orientamos como convocar a comunidade e sobre como seria a adesão ao projeto. ”

João Barreto no 1° Hackathon Desafio Ilha Sustentável – Foto: Gilsimara Cardoso

Para João essa iniciativa ambiental vinda do setor privado serviu para mostrar o nível de engajamento dos jovens em questões ambientais, “a iniciativa é louvável, mostrou que o jovem tem interesse real genuíno, legitimo de preservação do meio ambiente e que eles estão muito mais conscientes do que a gente imagina. “

Cada vez mais as grandes empresas investem em preservação ambiental, o Village Itaparica além de atrelar a marca a projetos de sustentabilidade também se torna uma empresa que tem uma função social e um bom relacionamento com a comunidade. Adriana Muniz, gestora da ASG -Village Itaparica, muito emocionada comenta  sobre a competição “ o resultado superou as nossas expectativas, o que de fato aconteceu foi o engajamento desses jovens, eles nos surpreenderam com uma expressiva votação de quase 100 mil votos, eles conquistaram isso através do voto popular em cinco dias pela internet. A gente sai desse evento com uma sensação de dever cumprido. ”

Adriana Muniz, gestora da ASG – Village Itaparica – Foto: Nelson Brito Jr

Equipes e projetos premiados:

Escolas públicas

1º lugar: Equipe Sustentare – Solução apresentada: Econsciência

A iniciativa consiste em promover a troca de resíduos recicláveis por alimentos, reduzindo o impacto ambiental e ajudando a comunidade. A ação busca promover educação ambiental e transformar comunidades com responsabilidade socioambiental.

2º lugar: Equipe Almas Marinhas – Solução apresentada: Semeando Futuro – Sustentabilidade que Floresce em cada Troca

A solução proposta é um sistema de troca que consiste na comunidade entregar materiais recicláveis e receber alimentos frescos e nutritivos e, também, a realização de oficinas de sustentabilidade.

3º lugar: Equipe Nova Ilha – Solução apresentada: Praia Limpa e Atrativa

Proposta embasada no cotidiano Sustentável, promover ações que incluam a tecnologia como meio sustentável para unir a participação comunitária e a gestão pública.

Escolas particulares:

1º lugar: Equipe Plano Sustentável – Solução apresentada: Consciência verde

O projeto visa a criação de grupos locais liderados por jovens que conscientizem os moradores sobre educação ambiental e descarte dos resíduos. A metodologia a ser aplicada consiste na utilização de uma proposta social e coletiva por toda a ilha.

2º lugar: Equipe The Fives – Solução apresentada: Bicicletada Sustentável

A equipe propôs como solução a utilização de uma “Bicicletada Sustentável” que circulará pelas praias da Ilha de Itaparica, com banners e cartazes educativos. O objetivo é engajar a população, distribuir materiais informativos e promover a conscientização sobre a conservação ambiental e o impacto positivo de cada ação.

Assista a reportagem e se inscreva no nosso canal:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

plugins premium WordPress