Quase 400 foliões participaram da primeira edição, com venda recorde de abadás e posicionamento firme contra a violência feminina
Por Gilsimara Cardoso

Bloco Segundoou – Foto: Oni Sampaio
A segunda-feira de Carnaval, 16 de fevereiro, entrou para a história de Barra Grande, em Vera Cruz. O Bloco SEGUNDOOU realizou sua estreia reunindo quase 400 pessoas na orla, com circuito pelas ruas da comunidade, movimentando moradores e visitantes, fortalecendo o comércio local e mostrando que é possível fazer festa com consciência e responsabilidade social.
Com meta cumprida de abadás vendidos, o bloco coloriu a avenida de rosa e levou para as ruas não apenas animação, mas também uma mensagem direta contra a violência às mulheres. Além disso, em meio à alegria do Carnaval, os organizadores reforçaram um posicionamento firme: respeito é fundamental, dentro e fora da folia.

Adelson Vasconcelos e a esposa no Bloco Segundoou – Foto: Oni Sampaio
Durante o evento, o folião Adelson Vasconcelos deixou um recado direto ao público masculino: “Vocês devem amar mais ainda suas mulheres e protegê-las, para que não cometam o que está acontecendo hoje”. Dessa forma, a fala reforçou o compromisso do bloco em utilizar o espaço da festa também como instrumento de conscientização e transformação social.

Geisa Encarnação no Bloco Segundoou – Foto: Oni Sampaio
Já Geisa Encarnação, da comissão organizadora do bloco, afirmou que a mulherada não deve se calar e fez um alerta importante. “Mulheres, não aceitem a violência. Disque 180”. O número é um canal nacional de denúncia e orientação para mulheres em situação de violência. Assim, o SEGUNDOOU ampliou sua atuação para além da folia, assumindo também um papel social relevante.
Música, participação popular e sentimento de dever cumprido

Bloco Segundoou – Foto: Oni Sampaio
Enquanto isso, o público curtiu ao som de Eduardinho Fora da Mídia e Resenha do Cacildo, que garantiram a energia do evento do início ao fim. Consequentemente, a estreia já consolida o SEGUNDOOU como uma nova força no calendário carnavalesco de Barra Grande.

Odenilson Azevedo no Bloco Segundoou – Foto: Oni Sampaio
Para Odenilson Azevedo, um dos organizadores, o sentimento é de gratidão e dever cumprido. “A gente vê essa multidão no nosso evento é maravilhoso, cada esforço valeu a pena”, destacou. Portanto, o sucesso da primeira edição demonstra o engajamento da comunidade e a força de uma proposta que une diversão e responsabilidade.
Veja na íntegra o recado de Marivaldo Bispo
No primeiro ano de existência, o SEGUNDOOU mostrou que chegou para ficar. Em síntese, a iniciativa conseguiu unir diversão, mobilização social e valorização da comunidade em um Carnaval marcado pela paz, pelo respeito e pela defesa das mulheres.