Expocatadores 2025 acontece de 17 a 19 de dezembro e debate dignidade, renda e justiça ambiental.
Por Gilsimara Cardoso

Emerson Portelinha, catador de recicláveis, Comunidade Portelinha, Parque do Engenho, São Paulo – Foto: Maycom Mota
A Expocatadores 2025 será realizada de 17 a 19 de dezembro, no Pavilhão de Eventos do Anhembi, em São Paulo. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial do evento.
Reconhecida como o principal encontro da reciclagem no país, a Expocatadores reúne catadoras e catadores de todo o Brasil. Esses trabalhadores são responsáveis por transformar resíduos, proteger o meio ambiente e sustentar a engrenagem da economia circular.
Organizado pela Associação Nacional dos Catadores (Ancat), pelo Movimento Nacional dos Catadores (MNCR) e pela Unicatadores, o evento traz como tema a “Transição Justa na Cadeia de Valores da Reciclagem”. Assim, amplia o debate sobre políticas públicas, dignidade, reconhecimento profissional e inovação na gestão de resíduos sólidos.
Comunicação popular como ferramenta de democracia e inclusão

Foto: Divulgação / Ancat
Neste ano, uma das novidades da programação envolve a atuação da Fundação Banco do Brasil (FBB). A instituição convidou comunicadoras e comunicadores populares para realizar a cobertura das ações e projetos apoiados durante o evento.
A iniciativa reforça o compromisso da Fundação com a democratização da informação e com a valorização das vozes dos territórios. Além disso, fortalece o acesso da sociedade a conteúdos produzidos a partir da vivência direta das comunidades.
Segundo o presidente da Fundação Banco do Brasil, Kleytton Morais, a comunicação é um instrumento essencial para a democracia. “Ela assegura transparência e contribui para a igualdade no acesso à informação. Esse papel se fortalece, sobretudo, com a atuação das comunicadoras e comunicadores populares”, afirma.
Ainda de acordo com ele, esses profissionais conseguem produzir e interpretar conteúdos com fidelidade à realidade dos territórios. Ao mesmo tempo, ajudam a combater a desinformação e estimulam novas formas de cidadania no ambiente digital.
Catadores no centro da transição justa da reciclagem

Foto: Cristian Tadeu /TMB
Além disso, de acordo com Kleyton, “a presença dos comunicadores populares na Expocatadores ampliará para a sociedade o universo da reciclagem , alertará para a urgência de novas relações justas e sustentáveis de produção, consumo e outras tantas contribuições dos catadores à equação socioambiental do planeta. “ Conclui.
Entre os milhares de trabalhadores presentes estará Bruno Horácio, de 36 anos, integrante do Projeto Catador Valorizado, apoiado pela FBB. Ele atua na reciclagem de vidro, considerada uma das etapas mais difíceis e perigosas da cadeia.

Bruno Capão ( camisa verde) Foto: Wesley Barbosa
“É um material de baixo valor comercial, pesado e perfurocortante. Por isso, muitos evitam trabalhar com ele”, explica. Ainda assim, Bruno afirma que impede que, em média, uma tonelada e meia de vidro por semana seja descartada em aterros.
Para ele, a Expocatadores também é um espaço de reivindicação. “É necessário o reconhecimento e o pagamento pelos serviços ambientais prestados. Além disso, defendemos o fechamento humanizado dos lixões, com inclusão social e produtiva das trabalhadoras e trabalhadores”, destaca.

Foto: Cristian Tadeu /TMB
Apoio institucional fortalece cooperativas e inclusão socioprodutiva
A Fundação Banco do Brasil reforça seu papel estratégico no fortalecimento da reciclagem no país. A instituição apoia projetos que estruturam cooperativas, ampliam a logística reversa e promovem inclusão socioprodutiva.
Iniciativas como o Novo Cataforte, o Conexão Cidadã Pró-Catador e ações de reconstrução de unidades de triagem exemplificam esse compromisso. Dessa forma, a Fundação contribui diretamente para a consolidação da cadeia da reciclagem.
Espaço de articulação, troca e celebração da vida

Foto: Divulgação / Ancat
Para o presidente da Ancat, Roberto Rocha, a Expocatadores vai além das atividades técnicas. “É um espaço de convivência, troca de experiências e diálogo direto com autoridades e empresas”, afirma.
Segundo ele, o evento também é marcado pela fraternidade e pelo cuidado coletivo. “Para muitos catadores, este é o principal Natal de suas vidas”, completa.
A programação inclui conferências, painéis temáticos, debates sobre políticas públicas, feira de inovação, rodadas de negócios e atividades culturais. A abertura oficial contará com a presença do vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
Expocatadores consolida protagonismo da reciclagem no Brasil

Foto: Maycom Mota /TMB
Assim, a Expocatadores 2025 se mantém como o principal espaço de formação, articulação e fortalecimento da reciclagem no país. O evento impulsiona iniciativas que promovem justiça ambiental, renda, dignidade e inclusão socioprodutiva.
As inscrições seguem abertas no site oficial:
https://expocatadores.com.br/