Projeto reúne organizações, prefeituras e comunidade para enfrentar o avanço do lixo nos ecossistemas costeiros
Por Redação

Foto/ Divulgação
No próximo sábado, 06, a Ilha de Itaparica será palco do lançamento do Projeto Missão Praia Azul. Que chega com uma proposta ambiciosa, unir forças para enfrentar o acúmulo de resíduos que ameaça praias, manguezais e recifes da região.
O início da iniciativa contará com dois mutirões de limpeza realizados simultaneamente em Vera Cruz e Itaparica, com participação aberta ao público.

Foto: Margareth Falcão
O movimento busca transformar a relação da população com o lixo, aproximando educação ambiental e ação prática.
Paralelamente, a ilha, reconhecida pela beleza natural e riqueza ecológica, enfrenta diariamente o avanço dos resíduos, que ameaçam a fauna marinha e afetam setores essenciais como a pesca, o turismo e o comércio local.
Fruto da articulação entre a PRÓ-MAR, Organização Socioambientalista, Instituto Maré Global, Associação Amigos de Mar Grande (AAMG) e Instituto Fundo Limpo, o projeto conta ainda com a cooperação das Prefeituras de Vera Cruz e Itaparica.
Com isso, a proposta envolve moradores, visitantes, empresários e escolas em uma agenda permanente de conscientização e preservação.
Além dos apoios citados, o Missão Praia Azul também recebe patrocínio da 2tree, Carbono 14, Village Itaparica e Internacional Marítima, além de contribuições da Recanto de Apoio aos Municípios, City Engenharia, ARQTEC, Embasa, Sales, Pimenta Fashion e IBR.
Para Margareth Falcão, coordenadora da iniciativa e Diretora-Presidente do Instituto Maré Global, o lançamento marca uma mudança de perspectiva.
“A Missão Praia Azul vai além da limpeza de praia. Nosso objetivo é promover uma mudança de comportamento por meio da educação socioambiental, fortalecendo a economia circular e preservando os recursos naturais que garantem qualidade de vida à população local. Afirma Margareth.
Programação do evento

Foto: Margareth Falcão
A agenda do lançamento foi estruturada para integrar voluntários, parceiros e educadores ambientais em uma manhã de atividades simultâneas nas duas cidades da ilha.
Às 8h30, os participantes serão recebidos com a entrega dos kits (camisa, luvas e sacos). Assinatura da lista de presença e um café da manhã com frutas.
Às 9h, a programação segue com uma apresentação cultural local. Em seguida, às 9h30, por uma roda de conversa envolvendo voluntários, instituições parceiras e patrocinadores, momento que também marca a Foto Oficial.
Na sequência, às 10h, as equipes recebem orientações e se distribuem pelos pontos de coleta, iniciando o mutirão. A partir das 10h30, acontece uma pausa para lanche. Já às 11h, tem início a triagem e pesagem dos materiais coletados. Os resíduos serão recolhidos pela empresa contratada pela Prefeitura ao meio-dia, encerrando a ação de campo.
Paralelamente, o evento contará com um Espaço de Conhecimento Socioambiental, que apresenta ações educativas e exposições:
Em Itaparica:
– Exposição do Projeto de Restauração de Recifes de Coral (PRÓ-MAR)
– Participação da Ilha das Crianças
– Atividades educativas “Corrida Seletiva”, realizadas pelo Instituto Maré Global e Projeto Mar a Vista
Em Vera Cruz:
– Exposição de animais taxidermizados (Instituto Mamíferos Aquáticos)
– Exposição do Projeto de Restauração de Recifes de Coral (PRÓ-MAR)
– Mostra de Biodiversidade Marinha (NIEZ/UCSAL)
– Atividades “Corrida Seletiva” e “Acerte na Lata”, com Instituto Maré Global e Projeto Mar a Vista
Mobilização local diante de um problema global

Foto: Margareth Falcão
A urgência da ação é reforçada por dados da ONU. Mais de 11 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos todos os anos. Nesse contexto, o Missão Praia Azul surge como uma resposta concreta dentro da Baía de Todos os Santos. Estimulando responsabilidade coletiva e somando esforços de instituições já engajadas na preservação marinha.
As inscrições para os mutirões são gratuitas e estão disponíveis no link: https://forms.gle/dMQYK4c7SKfnfX5k9
Esta ação é imprescindível para a nossa Orla. O MEIO AMBIENTE EM VERA CRUZ BAHIA PEDE SOCORRO.
É uma iniciativa muito interessante e eu acredito que vai trazer um grande positiva ao meio ambiente.