Vera Cruz marca presença na mobilização nacional em Brasília

Por Redação

Foto: Jornal Atualize

Na manhã deste domingo (23), oito mulheres de Vera Cruz iniciaram a viagem rumo a Brasília para representar a Ilha na Marcha Global de Mulheres Negras, que acontece na próxima terça-feira (25). O grupo integra a comitiva baiana do Comitê Impulsor da Marcha Global de Mulheres Negras da Bahia que seguirá em 23 ônibus doados pelo Governo do Estado. A última edição da Marcha ocorreu em 2015 e reuniu mais de 100 mil mulheres de todo o país.

Foto: Gilsimara Cardoso

A delegação de Vera Cruz é formada por marisqueiras, artesãs e comunicadoras.
De Tairu, seguiram as marisqueiras Luciana Barreto, Marilucia Barbosa e Crislane Barbosa, acompanhadas das comunicadoras Ana Keise Barbosa e da presidente da Rede de Comunicadores da Ilha de Itaparica (RECOMII), Gilsimara Cardoso. Na Estrada do Baiacu embarcou a comunicadora e coordenadora do Instituto Coletiva de Mulheres Negras de Vera Cruz, Lívia Ferreira. Já de Mar Grande partiram as marisqueiras e artesãs Marileide Leite e Joelma da Cruz.

Inicialmente, 11 mulheres participariam da viagem, mas três delas não puderam seguir por motivos de saúde . A jornada até Brasília será longa: mais de 30 horas de estrada, percorrendo 1.391 km.

O caminho segue impulsionado pelo apoio da comunidade

Foto: Jornal Atualize

O deslocamento de Salvador a Brasília foi financiado pelo Governo do Estado. Já o trajeto da Ilha para Salvador contou com o apoio direto da comunidade. O vereador João do PT garantiu as passagens do ferry boat, enquanto comerciantes locais contribuíram com doações diversas. A Askoita proporcionou a passagem do transporte dentro de Vera Cruz.

Em uma mobilização coletiva, a comunidade ( comércio local) assegurou o lanche da ida, porém o lanche da volta ainda não está garantido.

A gestão municipal ficou de constribuir com um apoio durante essa semana, após um pedido feito diretamente ao gestor do município, Igor Pinho.

Foto: Jornal Atualize

Com o tema “Por Reparação e Bem Viver”, a Marcha Global de Mulheres Negras 2025 reafirma a luta histórica contra o racismo e todas as formas de violência que atingem mulheres negras no Brasil. A presença das mulheres de Vera Cruz fortalece a representatividade da Ilha nesse movimento nacional, reafirmando o compromisso local com a defesa dos direitos das mulheres negras e a construção de um futuro mais justo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *