Cia da Ilha anuncia retorno às competições após reconhecimento cultural em Vera Cruz
Por Gilsimara Cardoso

Cia da Ilha na Câmara Municipal de Vera Cruz , 11/11/2025 – Foto: Gilsimara Cardoso
Nesta terça-feira (11), a Câmara Municipal de Vera Cruz oficializou o reconhecimento dos movimentos de quadrilhas juninas da Ilha de Itaparica como patrimônio imaterial do município.
A decisão representa um marco para a valorização das tradições populares e para o fortalecimento das manifestações que mantêm viva a identidade cultural nordestina.
Entre os homenageados, esteve a quadrilha junina Cia da Ilha, referência no cenário baiano e símbolo de resistência cultural.

Cia da Ilha na Câmara Municipal de Vera Cruz, 11 /11/2025 – Foto: Gilsimara Cardoso
Com o novo reconhecimento, o grupo anunciou o retorno ao circuito competitivo em 2026, após cerca de dois anos afastado dos palcos. Tricampeã baiana (2019, 2022 e 2023) e já tendo figurado entre as quatro melhores do Nordeste, a Cia da Ilha havia se retirado das competições devido à falta de apoio estruturado para manutenção, figurino e logística das apresentações.

Cia da Ilha na Câmara Municipal de Vera Cruz – Foto: Gilsimara Cardoso
Agora, com o enquadramento como patrimônio imaterial, abrem-se novas perspectivas. A medida possibilita fortalecimento institucional, acesso a editais públicos e privados e maior mobilização comunitária em torno das tradições juninas.

Cia da Ilha, na Câmara Municipal de Vera Cruz, 11/11/2025 – Foto: Gilsimara Cardoso
Dessa forma, o grupo se prepara para retornar ao Campeonato Baiano de Quadrilhas Juninas, promovido pela Federação Baiana de Quadrilhas (FEBAQ), em Salvador, reforçando o protagonismo cultural da Ilha de Itaparica no cenário estadual.
Assista os melhores momentos
A gestão municipal reafirmou o compromisso de apoiar essa retomada. “A prefeitura fará o possível para garantir incentivo e parceria, dentro das condições e responsabilidades da administração pública”, afirmou Igor Pinho, prefeito de Vera Cruz.
O secretário de Cultura e Turismo, André Reis, ressaltou a importância do reconhecimento diante das novas possibilidades de acesso a editais e recursos públicos destinados às quadrilhas juninas da Ilha. “A gente tem a Lei PNAB, que vai contemplar as quadrilhas. O recurso vai chegar e, com isso, será possível abrir os editais”, destacou o secretário.

André Reis, na Câmara Municipal de Vera Cruz, 11/11/2025 – Foto: Gilsimara Cardoso
De acordo com ele, o título de patrimônio imaterial fortalece a representatividade dos grupos locais. E amplia as chances de captação de investimentos culturais, essenciais para garantir a continuidade das tradições juninas no território.

Fernando Niraldo, na Câmara Municipal de Vera Cruz, 11/11/2025 – Foto: Gilsimara Cardoso
O autor do projeto, vereador Fernando Niraldo( PSD) , afirma que, com esse reconhecimento, fica mais fácil alinhar as ações de apoio às quadrilhas juninas. “Então fica fácil alinharmos aí, gestão, câmara e o próprio povo das quadrilhas.”

Foto/ Divulgação
Com isso, a volta da Cia da Ilha ao circuito competitivo recoloca a Ilha de Itaparica no mapa das grandes representações juninas da Bahia, reafirmando a força cultural do território, o valor das tradições do São João e o papel essencial das comunidades locais na preservação da cultura popular nordestina.