Mesmo após longa viagem e quatro partidas em um único dia, o time feminino mostrou garra e trouxe o troféu para a Ilha de Itaparica
Por Gilsimara Cardoso

União da Ilha, em Torneio de Gandu – Foto: Janaina Ramos
Neste último domingo, 19, o time feminino União da Ilha brilhou em Monte Alegre, distrito de Gandu (BA). Em uma jornada marcada por garra, união e superação, o time feminino viajou de Itaparica até Gandu e encerrou o torneio de forma invicta, conquistando o primeiro lugar e a premiação de R$ 1.450,00.

União da Ilha, em Torneio de Gandu – Foto: Janaina Ramos
As atletas enfrentaram uma verdadeira maratona de quatro jogos em um único dia, depois de uma longa viagem. Elas saíram da Ilha às 18h do sábado, 18, e chegaram ao local por volta de 1h da madrugada de domingo. Dormiram no chão do ginásio, enfrentaram desafios na logística e mesmo assim, garantiram mais uma vitória histórica para o futebol feminino da Ilha de Itaparica.

União da Ilha, em Torneio de Gandu – Foto: Janaina Ramos
A técnica e diretora do time, Juliana Santos, relata com emoção e orgulho as dificuldades enfrentadas pela equipe ao longo da competição. “Chegamos domingo de manhã, levamos colchão e dormimos no ginásio lá. Foi muita dificuldade, mas conseguimos trazer o título pra Ilha.” afirma Juliana.
Apesar dos obstáculos, as jogadoras demonstraram grande determinação e alto nível técnico durante as partidas. Miuck se destacou ao marcar três gols, enquanto Letícia Santos contribuiu com dois. Além delas, Dahiana Kelly dos Anjos, Tailane Santos, Raissa Souza e Ingrid Purificação (Gueu) também balançaram as redes, cada uma com um gol. Dessa forma, o desempenho coletivo evidenciou a força, o entrosamento e a dedicação do grupo.
Assista aqui os momentos importantes dessa conquista
E por isso, a presidente do União da Ilha, Liana Amorim, celebra a conquista e ressalta a importância do fortalecimento do futebol feminino. “Eu quero muito agradecer a oportunidade que o futebol feminino nos tem dado. Estou feliz demais com o crescimento da modalidade e em saber que, de alguma forma, nossa equipe União contribui positivamente com esse avanço. Isso me deixa imensamente satisfeita! Obrigada a todos os envolvidos, dias melhores virão!”, afirma Liana.
O time também fez uma campanha nas redes sociais para angariar fundos e contou com o apoio do prefeito Igor Pinho, que garantiu o transporte, e da vereadora Débora Reis, uma das principais incentivadoras do esporte feminino local. Além disso, a equipe agradeceu o apoio de Chumbinho Itaparica, amigos, conhecidos e do Jornal Atualize, que colaborou na divulgação.

União da Ilha, em Torneio de Gandu – Foto: Janaina Ramos
Com essa conquista, o União da Ilha, atual campeão da Copa Maria Felipa de Futebol Feminino, celebra mais um importante título para o esporte. Além de fortalecer o nome da equipe, a vitória reafirma a força e protagonismo da equipe no cenário do futebol feminino baiano. Dessa forma, o time segue inspirando novas gerações de atletas da Ilha de Itaparica, mostrando que o esporte é um poderoso instrumento de superação, representatividade e transformação social.