Artistas, deputados e movimentos sociais se unem na Barra para pressionar o Senado a rejeitar medidas que ampliam prerrogativas de parlamentares.
Por Gilsimara Cardoso

Manifestação em Salvador 21/09/2025 – Foto: Marcos Mota
Neste domingo, 21, milhares de pessoas ocuparam o Morro do Cristo, na Barra, em Salvador, para protestar contra a PEC da Blindagem e o Projeto de Lei da Anistia. O ato faz parte de uma mobilização nacional que reúne manifestações em 30 cidades e 22 capitais.

Daniela Mercury na manifestação em Salvador 21/09/2025 – Foto: Marcos Mota
Entre os presentes, destacam-se artistas como Daniela Mercury, que se uniu à multidão em defesa da democracia. Além disso, ativistas, movimentos sociais e frentes populares reforçaram a presença da sociedade civil, transformando a orla da Barra em palco de resistência.

Alice Portugal (PCdoB-BA) e Daniel Almeida (PCdoB-BA) na Manifestação em Salvador 21/09/2025 – Foto: Marcos Mota
No palanque, os deputados federais Alice Portugal (PCdoB-BA) e Daniel Almeida (PCdoB-BA) criticaram a PEC da Blindagem, explicando que o texto amplia as prerrogativas de parlamentares, limita casos de prisão e condiciona ao Legislativo a abertura de processos contra congressistas. Na Câmara, o projeto avançou com ampla maioria: 353 votos a favor e 134 contra no primeiro turno, e 344 a favor e 133 contra no segundo.
Durante o protesto, bandeiras, faixas e palavras de ordem ecoaram pelo Morro do Cristo, enquanto os manifestantes reforçaram o objetivo principal: pressionar o Senado a rejeitar a proposta, conhecida popularmente como “PEC da Blindagem”.