Mais de 67 mil votos escolheram os projetos finalistas, que unem comunicação, educação e inovação em prol da Ilha de Itaparica

Por Gilsimara Cardoso

Equipe Sustenta News – Foto: Afonso Santana

No último sábado (30), o 2º Desafio Ilha Sustentável, com o tema “Comunicação Sustentabilidade e Desenvolvimento Local”, chegou a etapa final e movimentou a comunidade estudantil da Ilha de Itaparica. O Village Itaparica recebeu seis equipes finalistas que passaram por quatro dias de votação online, somando 67 mil votos.

Equipe Sustenta News no 2º Desafio Ilha Sustentável- Foto: Afonso Santana

A grande vencedora foi a Equipe Sustenta News, com um projeto digital que promete dar voz à comunidade por meio de um canal aberto de denúncias contra o descarte incorreto de resíduos sólidos no município.

Equipe Guias do Futuro no 2º Desafio Ilha Sustentável – Foto: Afonso Santana

Em segundo lugar ficou a Equipe Guias do Futuro, que apresentou uma proposta de comunicação voltada para o turismo sustentável. O grupo pretende implantar uma sinalização digital e física nas comunidades da ilha, oferecendo informações úteis para moradores e visitantes.

Equipe Sementes do Amanhã, no 2º Desafio Ilha Sustentável – Foto: Afonso Santana

O terceiro lugar foi conquistado pela Equipe Sementes do Amanhã, que aposta em uma campanha de comunicação e mobilização da comunidade para o reaproveitamento dos resíduos orgânicos como adubo, e na criação de hortas escolares em escolas da rede pública em Vera Cruz.

Vencedores do 2º Desafio Ilha Sustentável – Foto: Afonso Santana

Os três primeiros colocados receberam prêmios como tablets, fones de ouvido e celulares. Vale destacar que, todos os projetos continuam em desenvolvimento graças ao curso de comunicação oferecido pela Escola Baiana de Comunicação.

Thaiane Cunha no 2º Desafio Ilha Sustentável – Foto: Afonso Santana

A professora Thaiane Cunha ressaltou a importância das iniciativas. “Eu agradeço ao Village Itaparica por dar visibilidade a essas mentes criativas, potentes e que querem, de fato, ver a mudança na Ilha de Itaparica”, disse emocionada.

Samuel Goldstein, no 2º Desafio Ilha Sustentável – Foto: Afonso Santana

O CEO do Village Itaparica, Samuel Goldstein, destacou o compromisso ambiental do empreendimento. “Pra gente é uma honra apoiar um projeto como esse, é um privilégio dar esse tipo de apoio, esse tipo de iniciativa. Todo o nosso DNA, do nosso grupo, do nosso empreendimento, é a sustentabilidade, é gente, é o meio ambiente”, afirmou.

Marcos Cruz, de camisa cinza , com a equipe do Village Itaparica – Foto Afonso Santana

Na mesma linha, Marcos Cruz, responsável pela Gestão de Consumo Consciente do Village Itaparica, anunciou o apoio direto aos estudantes. “Além das mentorias que demos antes do pitch, as três equipes vencedoras irão receber um investimento semente a partir de uma vaquinha que está sendo feita internamente com os investidores e colaboradores da Eindom”, explicou.

Assista a reportagem completa, se possível, inscreva-se no nosso canal.

O estudante Oliver Ventura, da equipe Sustenta News, comemorou a conquista e reforçou o propósito do grupo. “Estou muito feliz, o nosso projeto já está funcionando. A população pode enviar as denúncias para o nosso canal no Instagram @sustentanews, que iremos encaminhar para o poder público e acompanhar a resolução. Queremos ser um porta-voz da população com o poder público, também queremos conscientizar a população, porque nossa ilha é preservada, não podemos perder isso”, afirmou.

Apoios para continuidade dos projetos

Nelson Brito, fotógrafo do portal Eco Nordeste no 2º Desafio Ilha Sustentável- Foto: Gilsimara Cardoso

Durante todo o desafio, a equipe do portal Eco Nordeste acompanhou a final, registrando as apresentações das equipes e as reações do público. Com isso, eles garantiram uma cobertura jornalística completa e ainda destacaram o protagonismo dos estudantes, além de dar ampla visibilidade às iniciativas sustentáveis na Ilha de Itaparica.

Foto: Afonso Santana

Além disso, o Jornal Atualize, em parceria com a JBN Bahia, abriu espaço para que os estudantes divulgassem seus projetos. Para isso, disponibilizou uma página para publicação de artigos e conteúdos produzidos pelas equipes e criou uma editoria especial, onde as notícias relacionadas às iniciativas serão escritas pelos próprios alunos, fortalecendo o protagonismo juvenil e ampliando o alcance das ações sustentáveis.

Foto: Afonso Santana

Além do apoio financeiro, os estudantes também conquistaram acompanhamento psicológico para seguir com a execução dos projetos. A iniciativa busca fortalecer o trabalho de comunicação que eles vêm desenvolvendo e, ao mesmo tempo, acolher os anseios sociais dos jovens, ajudando-os a lidar com os desafios emocionais de dar continuidade às ações sustentáveis na Ilha de Itaparica.

Foto: Afonso Santana

Mesmo diante dos desafios futuros, os projetos finalistas apontam caminhos inovadores para transformar a relação da comunidade com o meio ambiente. Mais do que prêmios, o Desafio deixou sementes plantadas para o futuro sustentável da Ilha de Itaparica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *