Torneio do Dia dos Pais agita a comunidade de Tairu com festa, esporte e muita integração

Por Gilsimara Cardoso

Campo da Beira Rio -2025 – Foto: Oni Sampaio

A bola rolou neste domingo, 10, no Campo da Beira Rio, em Tairu, o local foi cenário de muita festa, esporte e celebração no Torneio do Dia dos Pais. O evento reuniu moradores e visitantes da comunidade para um dia marcado por partidas animadas, cultura e confraternização. O torneio teve o apoio dos vereadores Val da Caçamba e Jorge Rasta, além da Prefeitura de Vera Cruz, fortalecendo a valorização da comunidade e o incentivo às atividades esportivas e de lazer.

Campo da Beira Rio -2025 – Foto: Oni Sampaio

As partidas foram vibrantes e emocionantes, destacando-se a participação dos moradores no jogo, que deram um toque especial ao torneio. Foram 4 times participantes, além da disputa, teve uma saborosa feijoada com direito a música ao vivo.

Kaillan Topzinho Campo da Beira Rio -2025 – Foto: Oni Sampaio

O cantor Kaillan Topzinho, humilde e querido pela comunidade, dispensou palcos e holofotes. Cantou ali mesmo, na rua, sobre um tapete estendido no paralelepípedo, abrigado por um toldo simples. Não havia distância entre ele e o público, só música, sorrisos e passos de arrocha que se misturavam aos abraços calorosos de casais, irmãos e amigos.

Campo da Beira Rio -2025 – Foto: Oni Sampaio

A feijoada chegou em marmitas, passadas de mão em mão, sem mesas ou cadeiras. Cada um encontrava o canto para comer, na calçada, encostado no muro, sentado no batente da porta de casa. E assim, de forma simples e espontânea, a comunidade provava que festa boa não precisa de luxo, bastava somente de união.

Luciano Lima, Val da Caçamba, Pastor Juarez e Jeferson no Campo da Beira Rio -2025 – Foto: Oni Sampaio

Durante a final, Pastor Juarez expressou a gratidão dele, ele que é um agente religioso e também social destacou a importância do evento para a comunidade, “agradecer a Deus, exaltar o nome do Senhor. Agradecer a organização do nosso vereador Val. Somos o Baba da Arena e estamos na final. A expectativa é sair daqui com o título. Há mais de 10 anos acontece esse torneio, e nosso grupo Baba da Arena está em atividade há cerca de 10 anos. Jogamos na praça de Tairu, onde temos uma praça boa para a prática do esporte. Sabemos que o esporte é vida, não é só para crianças, mas para jovens, adolescentes e até para senhores como eu, que já passei do 4.0. Deus abençoe a todos. Obrigado vocês da imprensa. Deus abençoe.” Afirma Juarez. ]

Campo da Beira Rio -2025 – Foto: Oni Sampaio

Durante o torneio, o jogador R-10 foi destaque ao marcar dois gols decisivos, um que empatou a partida e outro que garantiu a classificação para a final. Em entrevista, ele ressaltou a união do grupo e a força do time, “o importante é que o grupo está unido. A gente chegou aqui desacreditado, porque é um time de coroas, mas o Baba da Arena conquistou o título.” R-10 também é agente social e atua na comunidade ensinando futebol para as crianças, mostrando que dentro e fora do campo seu compromisso é com o futuro do bairro.

Assista aqui os momentos especiais do Torneio.

O Torneio do Dia dos Pais em Tairu mostrou mais uma vez que esporte, música e união são ingredientes essenciais para fortalecer os laços comunitários e celebrar a vida em sua plenitude. E por falar em plenitude, a festa continuou na Praça de Tairu, a música também tomou conta, ali mesmo na calçada, o que foi melhor que em um palco. A banda Sensação do Arrocha começou a tocar ainda de dia , convidando o povo para confraternização.

Roquelina dos Santos de camisa laranja – Foto: Gilsimara Cardoso

Roquelina dos Santos, que tem uma barraca na praça, se preparou para o movimento. Estocou bebidas e salgados e já estava pronta para receber o público. “Eu estou aqui preparada, acho ótimo essas festas. Elas ajudam muito o comércio. Só esqueci de comprar mais água”, contou sorrindo.

Lua cheia, Praça de Tairu , Festa do Dia dos Pais – Foto: Gilsimara Cardoso

Um pouco antes de a lua nascer, a banda Sampa Hashtag se apresentou bem pertinho do público, cantando no meio da comunidade e transformando a noite em uma grande festa popular. Pouco depois das 19h, a grande lua surgiu no céu, dessa vez parecia maior que todas as outras, um verdadeiro espetáculo.

Oni Sampaio e Riquinho na cobertura da festa – Foto: Gilsimara Cardoso

Como em todo evento de Tairu, Riquinho da HL Publicidade chegou animado, entrevistando os amigos. ” Eu vou falar com o povo, saber o que o povo tá achando dessa festa.” E assim ele fez, uns queriam falar, outros envergonhados se desviavam da câmera.

Campo da Beira Rio -2025 – Foto: Oni Sampaio

O vereador Val da Caçamba estava ali desde cedo, acompanhado da família, caminhando de um lado para o outro cuidando dos pormenores para que a festa ocorresse bem, conversando com amigos, parentes, vizinhos, veranistas, comerciantes, músicos e comunicadores. “Moro aqui desde sempre e sei da importância de manter essa tradição. Faço tudo o que posso com carinho e respeito pela comunidade. Foi um Dia dos Pais de comunhão com amigos da juventude, primos, vizinhos e também com minha família.” Relatou.

Praça de Tairu, 10/08/2025 – Foto: Gilsimara Cardoso

E, como de costume, a comunidade é constituída de parentes, e quando parente se junta, se não rolar um desentendimento, a festa não acaba nunca. E assim foi…

Todo mundo junto e misturado, vivendo um momento que, para muitos, poderia parecer extraordinário. Mas, aqui, tudo isso é “feijão com arroz”, com pimenta a gosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *