Comunidades ganham vez e voz nas telinhas com o Pod Rasta
Por Gilsimara Cardoso

Foto: Ivoneide dos Santos
Com apenas um ano de existência, o Pod Rasta já conquistou um lugar especial na rotina da população local. Produzido diretamente da sala da casa do apresentador Romero Rasta, o programa é um exemplo vivo de comunicação popular feita com criatividade, dedicação e envolvimento comunitário.
A dinâmica familiar também se transformou com o projeto, todos os membros da casa participam ativamente da produção do programa, que nasceu de forma simples, com entrevistas nas ruas de Vera Cruz, sem edição. “Eu comecei entrevistando as pessoas na rua, sem edição nenhuma, eu publicava na íntegra no YouTube. A comunidade me pediu para fazer pod cast. Aí eu convidei Adalberto Ricardo para dividir a bancada comigo”, explicou Romero.
Hoje, o time do Pod Rasta é composto por Ivoneide dos Santos (diretora de produção), Davi Lucas Reis, de apenas 13 anos (aprendiz técnico de transmissão), Adalberto Ricardo (apresentador), Romero Rasta (apresentador), Rodrigo (técnico de transmissão) e Fabíola Souza (analista de redes sociais). A primeira edição do programa foi ao ar no dia 24 de abril de 2024, tendo como entrevistado Dida do Esporte.
Com esse formato inovador, o podcast se consolida como uma espécie de TV aberta comunitária, com um diferencial: a intensa participação do público, que interage com perguntas ao vivo e ainda concorre a prêmios em dinheiro via pix ao acertar perguntas de conhecimentos gerais.

Davi Lucas com entrevistada no Pod Rasta – Foto: Ivoneide dos Santos
Mais do que um programa de entrevistas, o Pod Rasta representa uma importante ferramenta de comunicação popular, permitindo que a comunidade se veja, se escute e se reconheça na tela. Em tempos de grandes mídias distantes da realidade local, o Pod Rasta dá voz aos moradores da Ilha de Itaparica, democratizando a informação e fortalecendo o sentimento de pertencimento.
Todo sucesso foi evidenciado nesta quarta-feira, 09, quando o Pod Rasta recebeu na bancada o presidente da Câmara Municipal de Vera Cruz, Jorge Rasta, para um bate-papo franco sobre os rumos da cidade. Entre os temas debatidos estiveram a polêmica construção da ponte Salvador-Itaparica, a infraestrutura municipal, a coleta de lixo e o posicionamento da Câmara frente aos desafios da gestão pública.

Foto: Ivoneide dos Santos
A televisão popular se define não apenas pela tecnologia usada na transmissão, mas principalmente pela forma como se conecta com o povo. O Pod Rasta, por exemplo, é assistido por muitas pessoas diretamente na televisão, mesmo sendo transmitido pela internet e não por antena. Isso reforça sua presença como TV de fato. A participação ativa do público, com perguntas, sugestões e diálogo ao vivo com os entrevistados, demonstra um tipo de interação que raramente se vê até mesmo nas grandes emissoras abertas. Mais do que o meio, é a representatividade da comunidade que define o Pod Rasta como uma televisão popular, ele fala com e para o povo, direto do território, garantindo visibilidade às vozes locais.

Foto: Ivoneide dos Santos
Mesmo com toda essa representatividade os desafios ainda são quase do tamanho dos sonhos, Adalberto Ricardo acredita no sucesso do programa e quer expandir por mais dias da semana, “a questão da estrutura nossa, um espaço onde possa acomodar melhor o convidado ou os convidados, onde nós possamos ter uma melhor estrutura física, uma estrutura geral: Cadeiras, poltronas. A questão também de estender o programa por mais dias da semana, um incentivo por parte da iniciativa privada e buscando os meios legais também, os legais e jurídicos, através de capital recursos do governo federal, estadual e municipal, tendo a independência naquilo que for de interesse da coletividade. Mas eu tenho certeza que, no decorrer do processo, vamos chegar lá. Acredito muito, viu? Ah, e claro, obviamente, permitindo, aproximando a sociedade com os poderes constituídos de nossa cidade. A exemplo do executivo, do legislativo e também o judiciário. Um elo de comunicação, um elo de aproximação. É isso que eu penso.” Conclui Adalberto.
Tão certo quanto à existência de Deus, o Pod Rasta é uma realidade, e das boas!!! Que o eterno Deus, continue abençoando vocês sempre!!! Abraços Guerreiros!!!!!!