O Bloco Olodum inicia processo criativo com compositores e destaca ancestralidade, arte e tradição africana no enredo do próximo carnaval com o tema “Máscaras Africanas Magia e Beleza”.
Por Redação

Foto: Divulgação/Antônio de Jesus
Na última sexta-feira, 04, foi aberta oficialmente a roda de conversa com os compositores do Bloco Afro Olodum para apresentar e discutir o tema do Carnaval 2026: “Máscaras Africanas – Magia e Beleza”.
O encontro, conduzido pelo presidente institucional do Olodum, Marcelo Gentil, e pelo presidente da Fundação Cultural Palmares, João Jorge, marcou o início das discussões sobre o processo criativo que ensejará na criação das músicas que embalaram os desfiles do tema do próximo Carnaval, e que concorrerão no Festival de Música e Artes, FEMADUM 2025.

Foto: Divulgação/Antônio de Jesus
Durante o bate-papo, foram apresentadas diversas referências e histórias de máscaras africanas, suas funções e usos em diferentes povos, servindo de inspiração aos compositores presentes. Ficou definido que o Bloco Olodum realizará ensaios mensais, de modo a assegurar espaço para cada compositor apresentar suas composições ao público, popularizando-as e fortalecendo a criação coletiva do enredo musical do bloco.

Foto: Divulgação/Antônio de Jesus
Ainda no mês de julho, serão abertas as inscrições para o FEMADUM 2025, que vai escolher a música do Carnaval de 2026 com o tema que transmitirá história, arte e ancestralidade africana por meio das máscaras dos diferentes povos. O Olodum reafirma, assim, seu compromisso com a cultura afro-brasileira, abrindo espaço para novos talentos e fortalecendo o diálogo com os compositores da casa.