A coletiva de imprensa com o prefeito resultou em informações para população e melhorias na comunicação institucional da prefeitura.
Por Gilsimara Cardoso

Foto: Marcos Cruz
Na manhã desta terça-feira (13), o prefeito de Vera Cruz, Igor Pinho, concedeu uma coletiva de imprensa à Rede de Comunicadores da Ilha de Itaparica (RECOMII), reunindo representantes de cinco veículos locais para apresentar as ações emergenciais da gestão municipal diante das intensas chuvas que atingem o município.
Durante a coletiva, o prefeito destacou a atuação contínua das equipes da prefeitura na desobstrução dos canais pluviais da Ilha como medida preventiva para reduzir os impactos dos alagamentos. De acordo com o Igor Pinho, servidores públicos vêm atuando 24 horas no atendimento às famílias atingidas.

Foto: Marcos Cruz
Apesar de ainda não haver dados consolidados sobre o número de famílias afetadas, o prefeito se comprometeu a divulgar as informações nos próximos dias. Ele também reforçou o compromisso da gestão com um atendimento humanizado, orientando que as pessoas em situação de vulnerabilidade busquem apoio diretamente na Secretaria Municipal de Promoção Social.

Foto: Oni Sampaio
Questionado sobre a ausência de um canal oficial de comunicação institucional, Igor Pinho informou que a Prefeitura está em fase de estruturação de um setor multidisciplinar de comunicação, coordenado pela Secretária de Administração, Débora Maciel. “Nós começamos a estruturar, porque nunca existiu isso, sempre foi de forma informal, eu não criei um setor específico, eu criei um setor multidisciplinar com várias secretarias, e na coordenação de nossa secretária de administração Débora. Nós estamos iniciando esse processo de Comunicação Institucional, vejo necessário. “ Afirmou Igor Pinho.
O prefeito também comentou sobre a nota de repúdio publicada pela RECOMII quanto à falta de acesso às informações públicas. Ele reconheceu a importância do diálogo com a imprensa e anunciou que manterá um canal de comunicação permanente com os veículos locais, mas que os veículos erraram em não divulgar durante a transmissão das chuvas, nas redes sociais, o número da Defesa Civil.

Alagamento em Aratuba – Foto: Gilsimara Cardoso
Ainda durante a coletiva, Igor Pinho destacou que o município já iniciou tratativas com o Governo do Estado para viabilizar obras estruturantes de drenagem nas regiões mais afetadas.
Em quatro meses de governo, Igor explicou que já iniciou obras em Barra do Pote, em Praia do Sol, em Berlinque, em Cacha Pregos, em Mar Grande todas com recursos próprios, o prefeito salienta que as obras de drenagem é de total importância para o município, independente de serem vistas ou não, e dará continuidade aos trabalhos. “Eu cheguei no governo já em janeiro com muita ousadia e com muita sensibilidade. Uma das primeiras obras que eu fiz foi a drenagem de todo aquele bairro. Nós estamos investindo ali mais de 700 mil reais, quase 800 mil de recursos da cidade para fazer aquela drenagem em duas ruas, que é a Rua Rafael Marques e a Rua Santa Helena. A gente vai rasgar a pista, que vai pegar toda aquela região da Vila Pescado, Rua São Jorge, Campo de Futebol, da Barra do Pote, que também é um anseio da comunidade, quando no inverno não tem futebol por conta disso. A rua ali, Vivendas da Barra, aquela região da Escola Arouca, nós fizemos uma macrodrenagem ali para poder drenar toda aquela água que está ali.“[sic], esclarece Igor.
A Operação Chuva, que engloba ações como aluguel social, fornecimento de materiais e realocação de famílias em risco, também foi detalhada. Segundo o prefeito, as equipes da Secretaria de Promoção Social estão em campo realizando o levantamento das necessidades e prestando o devido acolhimento às vítimas.

Foto: G.P – Visita á casa da denunciante
Duas mulheres, alegando serem vítimas de alagamento, entraram em contato com o jornal Atualize, denunciando o não atendimento da Secretaria de Promoção Social, após visita domiciliar, com relação a qualquer tipo de assistência. Ambas residem na região central, na rua Paraíso Verde. Segundo uma das denunciantes, após a água invadir a casa dela, entrou em contato com a defesa civil, em seguida foi encaminhada para Secretaria de Promoção Social. De acordo com a denunciante os agentes foram até a residência dela, mas não deram assistência. “que não podia fazer nada por mim dessa vez que tava com as mão atadas e foi embora disse que lamentáva [sic] a situação só isso “. relata G.P.

“Operação Chuva” rua 2 de Julho, Jaburu – Foto: Prefeitura Municipal de Vera Cruz
G.P explicou que mora numa região que também teve alagamento ano passado, mas que não tem para onde ir, ela tem quatro filhos. “Eu nesse momento, meus filhos passaram o dia todo com fome, agora que alguém do grupo que eu estou fez um pix. que eu fui na rua comprar alguma coisa para eles comerem, porque nenhuma cesta básica eles trouxeram para mim, porque eu perdi meus alimentos tudo [sic].” Relata G. P. Até a publicação dessa reportagem ela ainda não tinha sido assistida.
O Jornal Atualize entrou em contato com a Secretária de Promoção Social Eneida Souza que afirmou desconhecer o caso, “referente a essa situação que você pontuou, não tive conhecimento.” Explica Eneida.
Na coletiva, Igor afirmou também que, graças às medidas preventivas, Vera Cruz não figura entre os municípios mais impactados pelas enchentes na Bahia, mas reconheceu a necessidade de avançar com investimentos em infraestrutura.

Foto/ Divulgação – Prefeitura de Vera Cruz
Ele também chamou a atenção para a importância de incluir o número da Defesa Civil nas publicações dos veículos de comunicação- (71) 99339-9374.
O Jornal Atualize faz parte da RECOMII e continuará acompanhando de perto as ações da Prefeitura de Vera Cruz, reafirmando o compromisso com a transparência, o interesse público e o direito à informação.
Rede de Comunicadores da Ilha de Itaparica – RECOMII
Rede independente e apartidária, dedicada à checagem de fatos e à disseminação de informações relevantes para os moradores da Ilha.