A Ilha de Itaparica receberá grandes artistas esta semana para o Festival – BTC- 2025

Por Gilsimara Cardoso

Obra do francês Noe Two – Foto: Rede social de Noe Two

O Festival Internacional de  Graffiti Bahia de Todas as Cores – BTC– começa nesta quinta, 27, e encerrará no próximo domingo, 30, na Ilha de Itaparica, em Itaparica com o tema “Bahia, tela do mundo. Quanto mais vejo, mais gosto de tudo.”

Nesta sétima edição, o festival irá reunir artistas locais, nacionais e internacionais. Além do Brasil, serão 11 países, abrangendo 7 continentes, 25 estados brasileiros mais o Distrito Federal. Por isso, o BTC é um dos maiores festivais de grafite do Brasil e o maior do Norte-Nordeste.

 O Festival BTC é realizado pelo Coletivo Vai e Faz e pela Rede Amo, com o apoio financeiro do Fundo de Cultura – Secretaria da Fazenda – Secretaria de Cultura – Governo do Estado da Bahia, através do Edital 03/2023 Eventos Culturais Calendarizados –FCBA.

O evento ocupa a capital baiana e também outras regiões do estado, a fim de promover trocas entre os diversos artistas e as comunidades locais onde o evento chega, assim como contribui para que mais pessoas tenham contato com a arte de rua.

Tiago Araújo, Faraó, grafiteiro. Foto: Acervo pessoal

Para Tiago Araújo, um dos produtores do Festival, a arte urbana no BTC – tem um papel importantíssimo na arte nacional e também no contexto social, “ uma relevância enorme para o cenário nacional e vem ganhando repercussão internacional, isso demonstra nossa credibilidade em promover a arte urbana, no nosso caso o grafite, como agente transformador da sociedade. “

Artista Faraó – Foto: Arivaldo Publio

Tiago também é grafiteiro, assina as obras com o pseudônimo “Faraó”, em 2008 descobriu o stencil, técnica de pintura que usa uma máscara ou molde vazado para aplicar um desenho em uma superfície. Faraó é um artista importantíssimo na arte urbana de Salvador, “atuo na cena soteropolitana há 09 anos. Sempre fui apaixonado por letras e comecei assim na rua, mas foi com o stencil mesclado a pintura de folhas que realmente me encontrei. ”

Obra do alemão Dater 127 – Foto: Rede social de Dater 127

O público irá interagir e acompanhar de perto artistas de diferentes estilos produzindo arte urbana. Com diversidade de cores, o BTC 2025 revelará novas possibilidades de ocupação artística em diversos espaços da ilha de Itaparica.

Não para por aí, a presença de artistas internacionais será marcante neste festival, o alemão Dater 127 consagrado como uma lenda no grafite mundial, além de compartilhar a arte e o talento com outros artistas, ele traz também cores vibrantes e formas geométricas marcantes nas obras dele, para contribuir na arte urbana de Itaparica.

Obra do francês Noe Two – Foto: Rede social de Noe Two

Vale ressaltar também a presença do francês Noe Two, considerado na França como o pai do grafite, ele traz a precisão nos traços, a valorização das cores como identidade de cada ser; o homem , o animal e a natureza. Noe Two deixará a marca dele em Itaparica, assim como outros grandes artistas nacionais e internacionais.

“As Expectativas são as melhores possíveis, chegamos a nossa 7ª edição e estamos muito felizes por isso. Mais um ano onde podemos reunir artistas de praticamente todos os continentes e muita gente incrível do Brasil num lugar só. “ Concluiu Tiago.

Para quem não consegui acompanhar presencialmente o festival, pode acompanhar pela rede social oficial do BTC: https://www.instagram.com/btcgraffitifestival?igsh=MXBvbGd5dzIzZWp1MQ==

 Programação:

1° DIA

Dia 27 de março, Cerimônia de abertura do evento:

. Samba de roda raízes da Gameleira

. Participação especial do historiador itaparicano Felipe Brito.

Dia 27 de março, às 18 horas, no Mirante do Solar, Casa de Cultura e Ética.

Masterclass Arte Urbana e mídias sociais, que abordará o processo e as estratégias de utilização das mídias sociais como ferramenta poderosa de diálogo com a Arte Urbana e seus desdobramentos nas diversas e importantes causas da sociedade.

A mesa será composta por:

* Samira Soares, baiana, ativista do movimento negro, mestra em Literatura e Cultura pela UFBA e criadora de conteúdo desde 2014.

* Kuêio, artista visual transgênero de São Paulo que participa do cenário da arte urbana desde 1999, com obras que trazem elementos e narrativas da comunidade LGBTQIAP+.

* Rabisco Easy, grafiteiro de Mato Grosso que usa as mídias sociais para criar conteúdo e divulgar seus trabalhos.

* Mediação: Allana Gama, apresentadora, comunicadora e mestra em Comunicação e Cultura Digital.

Local: Rua Frei Itaparica, n.116 – Centro, Itaparica.

2°DIA

Dia 28, sexta-feira, das 09 às 17 horas, acontece o tradicional mutirão de graffiti

Atração: Dj DK Selecta, com participação especial de Sista K.

Local: Comunidade Porto dos Milagres, R. A, 250-276 – Lot. Vila Mar, Itaparica.

3° Dia

Dia 29, sábado, pintura oficial do BTC, das 09 às 17 horas, com a produção de painéis de arte contemporânea em muros que vão compor o circuito do BTC 2025.

Locais: Lot. Vila Mar, Rua Lomanto Júnior e a Rua Brasileirinho.

Dia 29, sábado, à noite, agito musical do BTC Sound Fest, das 19h às 22 horas.

Atrações: Set de Sista K, grupo de samba Noelson do Cavaco e o grupo de reggae Banda Simples Natural.

Local: Praça da Quitanda – Orla de Itaparica.

4° Dia

Dia 30, domingo, finalizam-se as pinturas dos painéis do circuito BTC 2025 e é registrada a foto oficial do evento com todos os participantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

plugins premium WordPress