BTC – 2025 tem 700 inscritos de 25 estados brasileiros e 103 participantes de 11 países abrangendo todos os continentes

Por Gilsimara Cardoso

Obra do grafiteiro angolano Elohim Foto: Acervo pessoal

A 7ª edição do Festival de Graffiti Bahia de Todas as Cores- BTC acontece de 27 a 30 de março em Itaparica, marcando a expansão do evento para novos territórios.

Realizado pela Rede Amo Produções em parceria com o Coletivo Vai e Faz, o festival se consolida como um dos principais encontros de arte urbana do Brasil, promovendo um intercâmbio cultural entre artistas locais, nacionais e internacionais.

O Festival conta com apoio financeiro do Fundo de Cultura , do Governo do Estado da Bahia, através do Edital 03/2023 Eventos Culturais Calendarizados – FCBA- e da Prefeitura de Itaparica.
Esta edição de 2025 registrou 700 inscritos no total, com participantes de 25 estados brasileiros e do Distrito Federal, além de 103 estrangeiros de 11 países, abrangendo todos os continentes.

Charles Mendes em frente a obra do grafiteiro Dext na cidade de Feira de Santana. Foto: Jhully Souza

O artista Charles Mendes de Feira de Santana irá participar do BTC, ele entende que o festival além de ser importantíssimo para o grafite mundial, também é uma oportunidade de encontro entre os grafiteiros, “a visibilidade, por ser um evento já consolidado no calendário nacional de grafite, então vem artistas do Brasil e do mundo, dando também uma troca de conhecimentos entre todos, o intercâmbio cultural. “

O grafite é uma forma de arte visual que se manifesta em espaços públicos frequentemente com críticas sociais e tem gerado renda para os artistas também no setor privado, “tem espaço para as duas formas, tanto para pessoas que consomem a arte autoral, tanto para outras que querem trabalhos comerciais em estabelecimentos privados.” Explica Charles.

Artista visual angolano Elohim – Foto: Acervo pessoal

Intercâmbio cultural que será vivenciado também pelo grafiteiro angolano Elohim, ele irá participar esse ano do BTC, veio para o Brasil expor as obras em São Paulo em outubro do ano passado. Elohim exibiu por meio da arte personagens angolanas da vivência dele, ”eu trouxe um pouco da minha comunidade, da minha vivência, das histórias que eu já ouvi, de todas as pessoas que me contaram as trajetórias delas, as vivências delas e com tudo isso, eu fui representando, mostrando a história do povo angolano.” Fala de Elohim em entrevista para o Projeto “Subestimados” da Avantgraff e Afluart, em 2024.

Mulheres na arte urbana – Foto: Acervo do BTC

O Festival BTC de 2025 celebra a presença das mulheres na arte urbana, o número de mulheres participantes aumentou no decorrer destas 7 edições, “valorizamos e incentivamos a participação feminina, desde a produção técnica à produção artística no evento. Neste ano, mais de 50% dos selecionados são mulheres.” Trecho do texto publicado na página do BTC, no último dia 8.

Com um forte compromisso com a sustentabilidade, o festival incentiva o uso de materiais ecológicos e promove boas práticas de gestão de resíduos.

Veja aqui a programação:

1° DIA
Dia 27 de março, Cerimônia de abertura do evento:
. Samba de Roda e Sambadeiras de Gameleira
. Participação especial do historiador itaparicano Felipe Brito.
Dia 27 de março, às 18 horas, no Mirante do Solar, Casa de Cultura e Ética.
Masterclass Arte Urbana e mídias sociais, que abordará o processo e as estratégias de utilização das mídias sociais como ferramenta poderosa de diálogo com a Arte Urbana e seus desdobramentos nas diversas e importantes causas da sociedade.
A mesa será composta por:

Samira Soares, baiana, ativista do movimento negro, mestra em Literatura e Cultura pela UFBA e criadora de conteúdo desde 2014.
-Kuêio, artista visual transgênero de São Paulo que participa do cenário da arte urbana desde 1999, com obras que trazem elementos e narrativas da comunidade LGBTQIAP+.
Rabisco Easy, grafiteiro de Mato Grosso que usa as mídias sociais para criar conteúdo e divulgar seus trabalhos.
Mediação: Allana Gama, apresentadora, comunicadora e mestra em Comunicação e Cultura Digital.
Local: Rua Frei Itaparica, n.116 – Centro, Itaparica.

2°DIA

Dia 28, sexta-feira, das 09 às 17 horas, acontece o tradicional mutirão de graffiti
Atração: Dj DK Selecta.
Local: Comunidade Porto dos Milagres, R. A, 250-276 – Lot. Vila Mar, Itaparica.

3° Dia
Dia 29, sábado, pintura oficial do BTC, das 09 às 17 horas, com a produção de painéis de arte contemporânea em muros que vão compor o circuito do BTC 2025.
Locais: Lot. Vila Mar, Rua Lomanto Júnior e a Rua Brasileirinho.
Dia 29, sábado, à noite, agito musical do BTC Sound Fest, das 19h às 22 horas.
Atrações: Set de Sista K, grupo de samba Noelson do Cavaco e o grupo de reggae Banda Simples Natural.
Local: Praça da Quitanda – Orla de Itaparica.

4° Dia
Dia 30, domingo, das 09 às 17 horas, finalizam-se as pinturas dos painéis do circuito BTC 2025 e a foto oficial do evento com todos os participantes.

Realização:
Coletivo Vai e Faz e da Rede Amo.

Apoiadores:
Colorgin, SerTão Filmes, Bahia meu Amor e Prefeitura de Itaparica.

Apoio Financeiro –
Fundo de Cultura – Secretaria da Fazenda – Secretaria de Cultura – Governo do Estado da Bahia, através do Edital 03/2023 Eventos Culturais-Calendarizados – FCBA.

3 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

plugins premium WordPress