A 1ª Copa Maria Felipa chegou para mostrar que o futebol feminino tem força em Vera Cruz
Por Gilsimara Cardoso

Time América Esporte Clube na 1ª Copa Maria Felipa de Futebol Feminino – Foto: Fábio Fotos
Neste domingo, 26, a cidade de Vera Cruz foi palco da primeira copa de futebol feminino de 2025, realizada pela sociedade civil com o apoio de comerciantes da Gamboa.
A 1ª Copa Maria Felipa teve o primeiro jogo em Mar Grande, são 6 times participantes, nessa primeira rodada o time América Esporte Clube venceu o time da Gamboa Atlético Club por 3 X 1. O próximo jogo será dia 09 de fevereiro, domingo, às 9h, no Campo da Gamboa com as equipes Catita X União da ilha.

Larissa Pereira é a primeira atleta da esquerda para direita – 1ª Copa Maria Felipa de Futebol Feminino – Foto: Fábio Fotos
Já no primeiro jogo da copa, teve atleta que se destacou, a atacante Larissa Pereira veio de Salvador, com talento nato, demonstrou habilidade e controle com a bola, o que já era de se esperar. A jovem atleta de apenas de 18 anos treina desde criança e pretende continuar, ”meu objetivo é sempre estar jogando em busca de um patrocinador, um empresário que conheça o nosso futebol e nos leve para um clube lá fora. ”

Time Gamboa Atlético Club na 1ª Copa Maria Felipa de Futebol Feminino – Foto: Fábio Fotos
Uma das apoiadoras da Copa Simone Guimarães falou com entusiasmo sobre a importância de existir competições iguais a essa no município, “são meninas de famílias humildes e têm sonhos. Muitas não têm outra alternativa de esporte. Em fim para que as empresas e o poder público sintam- se na obrigação de zelar pelo futebol e outros esportes em prol das meninas de Vera Cruz, da Ilha de Itaparica.”

1ª Copa Maria Felipa de Futebol Feminino, Simone de verde e Geraldo de camisa marron- Foto: Fábio Fotos
Geraldo de Paula, um dos idealizadores da Copa, salienta sobre as oportunidades das mulheres no esporte na Ilha de Itaparica, “essas meninas não têm apoio, essa copa é para chamar atenção do poder público de Vera Cruz, eu e uns amigos nos juntamos para apoiar as mulheres no esporte. Eu, Simone, Vando, Marinho e outros que estão chegando para ajudar. O nome Maria Felipa tem força e história aqui na Ilha. “

Time América Esporte Clube na 1ª Copa Maria Felipa de Futebol Feminino – Foto: Fábio Fotos
Quem foi Maria Felipa?
Mulher negra, marisqueira e pescadora, combatente brasileira na Guerra de Independência do Brasil, ela liderou um grupo de 200 pessoas composto por mulheres negras, índios tupinambás e tapuias, nas batalhas contra os portugueses que atacaram a Ilha de Itaparica, entre 1822 e 1823.
Nativos mais idosos da Ilha de Itaparica conta que a beleza das mulheres da ilha atraiu os soldados portugueses para uma armadilha, mulheres na beira da praia aparentemente frágeis e belas deram aos soldados a sensação de controle, então desembarcaram e foram surpreendidos por uma tremenda surra de cansanção. Em outras palavras, Maria Felipa botou os soldados para correr com uma quente e outra fervendo.
Simone Guimarães Guerra.
Vi matérias que são importantes e que nos leva a crer que precisamos de Mulheres em todas as áreas.
Gratidao Gil vc fez uma bela matéria.
Gratidão a você, sua leitura é importantíssima para o crescimento do nosso Jornal.