A ponte da rua do Chafariz que dá acesso a casa dos pescadores já está propícia para transitar
Por Gilsimara Cardoso

Moradores consertando a ponte em Tairu – Foto: Oni Sampaio
Neste domingo, 22, moradores da comunidade de Tairu fizeram um mutirão para consertar a ponte na rua do Chafariz que dá acesso a casa dos pescadores na orla de Tairu.
Uma força tarefa que contou com o apoio do vereador Val da Caçamba, de moradores e pescadores todos colocaram a ” mão na massa”, reforçaram a estrutura e colocaram tábuas de madeira.
Desde junho a ponte está oferencendo perigo para banhistas e pescadores isso porque esse trajeto é o mais utilizado pelos nativos para acessar a praia.
Os pescadores buscaram apoio financeiro para compra das madeiras e pregos, o vereador Val da Caçamba conseguiu apoio da prefeitura, os materiais que faltaram foram adquiridos com a ajuda da comunidade.

Ponte antes da reforma – Foto: Oni Sampaio Ponte após a reforma – Foto: Oni Sampaio
A comerciante Jossicleide Santos está grata pela moilização da comunidade e salienta sobre a importância da manutenção dessa ponte ” é um acesso à praia, não pode se perder, porque todos nós a utilizamos diariamente.”
Jossicleide atravessa a ponte todos os dias juntamente com o esposo e as duas filhas dela, o casal tem um bar na praia ao lado da casa dos pescadores. Agora no verão chegam muitos turistas o fluxo de pessoas aumenta, a estrutura precisava ser reforçada.

Jossicleide e a família dela indo trabalhar após o conserto da ponte – Foto: Gilsimara Cardoso
O vereador Val da Caçamba está no primeiro mandato, é morador de Tairu e reconhece a necessidade do bom funcionamente desta ponte para os nativos “essa ponte é bem antiga, mesmo com esse conserto, ainda não está boa, fizemos só a primeira etapa, falta colocar as madeiras nas laterais. Por aqui passam pescadores, moradores, comerciantes e turistas, muita gente”
A ponte foi construída em 1989 também por voluntários, o italiano Gabriele Amari juntou-se com mais dois italianos e construiram a ponte próximo a residência dele para facilitar o acesso à praia.

Moradores comemorando o conserto da ponte no bar de Jossicleide Foto: Gilsimara Cardoso
Esta mobilização social em prol da mobilidade de pedrestres em Vera Cruz demonstra o quanto a sociedade civil organizada tem poder de consertar e exigir melhores condições para a comunidade.