Sociedade civil se uniu para realizar a primeira batalha de naipe do bairro
Por Gilsimara Cardoso
I Batalha de Naipe de Tairu – Foto: Lukas Adolfo
Neste último domingo, 20/10, em Tairu, a comunidade se organizou e realizou a primeira batalha de naipe do bairro.
Foram 23 participantes, crianças, adolescentes e adultos. A competição era para dançar o naipe baiano igual a uma disputa de dança de rua, com o público ao redor, torcendo pelo melhor dançarino.
Três jurados avaliaram o carisma, a dança e a criatividade de cada participante. O coreógrafo Lukas Adolfo foi um dos jurados, ele ressaltou a importância deste concurso para os jovens da comunidade “a dança para o público infanto-juvenil é uma ferramenta poderosa de desenvolvimento pessoal e social, contribuindo não apenas para a formação de habilidades artísticas, mas também para o crescimento emocional, social e físico dos jovens. ”
Os três campeões da I Batalha de Naipe de Tairu, MT Kauã , Ludmila e Dandara Alves – Foto: Oni Sampaio
Cerca de 500 pessoas participaram da Batalha, a plateia foi composta por pais, crianças, adolescentes e simpatizantes do naipe. Ivoneide Nascimento veio acompanhar o filho Ramon Nascmento, com apenas 9 anos de idade, Ramon subiu no palco pela primeira vez e dançou o naipe, “para mim foi maravilhoso ver o meu filho dançando, e outras crianças e adolescentes, um projeto maravilhoso para os jovens e até para gente, parabéns aos organizadores, meu filho está feliz! ”
Billi agradecendo aos colaboradores, na Batalha de Naipe em Tairu. Foto: Oni Sampaio
Billi do Salão, juntamente com a esposa Jamile, idealizaram o evento, em três dias uma força tarefa, envolvendo a comunidade, arrecadou alimentos, palco, som, premiação e mídia.
Durante o evento Billi agradeceu com o sorriso no rosto, a todos que colaboraram. “Eu e mais 5 pessoas trabalhamos muito para que o evento acontecesse, quero agradecer aqui a Miroca, Jamile, Nathália, Lúcia, e Gilsimara, pela colaboração e empenho de cada um de vocês, foi a nossa primeira batalha, deu certo! Quero agradecer também pela participação do comércio local e do vereador Val da Caçamba, ao Jornal Atualize pela cobertura. Saibam que na próxima batalha o prêmio será de R$1000,00. ”
Dandara Alves ganhou em primeiro lugar na categoria adolescente. Foto: Oni Sampaio
A participante Dandara Alves ganhou em primeiro lugar, na categoria adolescente, um prêmio de R$ 100. Com gratidão no olhar e sorrisão no rosto, aos 12 anos de idade, reconheceu a importância do concurso “ estou muito feliz, amo dançar, quero agradecer a minha tia Maria, que me ajudou nos ensaios, também quero agradecer muito aos organizadores, se não fosse eles eu não tinha a chance de dançar. ”
A criançada se divertiu, Maria Valentina deu um show de coreografia, filha de Lucia uma das organizadoras da Batalha, Valentina com apenas 5 anos de idade, levou o público ao delírio. Lúcia contou com orgulho, como foi a reação das pessoas no pós- batalha de naipe “Depois do prêmio, ela fez sucesso na escola, contou para o pai, ela está muito feliz. Foi muito gratificante ver a minha filha dançando, ela improvisou e ganhou, não teve vergonha. “
Miroca premiando Maria Valentina na Batalha de Naipe, em Tairu – Foto: Oni Sampaio
Um dos critérios dos organizadores era a seleção das músicas, o evento tentou ao máximo não utilizar músicas que vulgarizassem a imagem feminina. Trouxe para o público músicas atuais do naipe, de uma maneira em que todos, plateia, dançarinos e jurados curtissem a competição respeitando o limite do próximo.
Júnior se apresentando na Batalha de Naipe, em Tairu. Foto: Oni Sampaio
Todos da comunidade puderam participar, o jovem Júnior tem síndrome de Down, competiu na categoria adulto, chegou um pouco tímido, mas assim que sentiu a vibração da torcida, se soltou e deu um show de naipe no palco. A plateia vibrou porque a energia de Júnior contagiou a todos que enxergam a dança como um portal de acesso para a inclusão social.
Acompanhe o evento completo no youtube.
Eu amei essa batalha de naipe só agradecer aos organizadores que deram seu melhor para que acontecessi o envento
Parabéns pela matéria pela organização tudo lindo a todos que participaram
Muito lindo parabéns