Moradores de Tairu se organizam para realizar o primeiro concurso de dança do bairro
Por Gilsimara Cardoso
No centro da imagem está Maria Valentina, uma das participantes da Batalha – Foto: Gilsimara Cardoso
Neste próximo domingo, 20/10, às 16h, haverá a Batalha de Naipe na praça de Tairu. As inscrições estão sendo feitas por telefone, o custo é um 1kg de alimento.
Para participar basta se inscrever pelo Whatsaap (71) 99272-4578, até dia 18/10, sexta-feira, o alimento deve ser entregue no Salão de Bilisco, próximo ao módulo policial de Tairu.
Toda a comunidade está convidada a participar, mesmo que não vá se inscrever, a doação do alimento é importantíssima para a realização desse evento e será direcionada a comunidade mais carente.
Não existe regra de idade, todos poderão participar. Faça sua inscrição clicando aqui,
.
Foto ilustrativa do evento- premiação
Para os organizadores, realizar um evento de arte que envolva dança, é uma maneira de atrair o adolescente para o meio artístico, a organizadora Marilúcia Barbosa está ansiosa e sabe da importância desses eventos para a comunidade “eu quero fazer esse evento, para melhorar o desenvolvimento artístico dos moradores daqui da ilha, tem muitas pessoas com talento, sem oportunidade de se apresentar “
Até o momento o participante mais jovem da Batalha de Naipe em Tairu, é uma criança de 5 anos, as expectativas são grandes, a pré-adolescente de 12 anos, Dandara Alcântara, já vem ensaiando há dias “ Desde que fiquei sabendo da batalha, já comecei a ensaiar, quero participar porque eu gosto de dançar. ”
O “naipe” é uma palavra que a princípio tem relação com o jogo de baralho. No entanto, na gíria popular , se refere a maneira de se vesti, alguém com estilo, é o mesmo que, está “naquele naipe “. Na dança, a batalha de naipe surge, como um fenômeno cultural dessa geração do tik tok, a qual vem com o estilo próprio. Visualmente para quem dança envolve aparência, movimento, carisma e improviso. Já para quem assiste, a reação é de vibração e participação, como uma torcida organizada.
Com uma pequena análise musical, o naipe parece derivar do pagode baiano com batidas de funk. Vale lembrar que, a batalha de naipe é um movimento artístico popular novo que vem crescendo a cada dia na Bahia.
Uma resposta