Em Tairu foram atendidas cerca de 300 mulheres, o mutirão continua em outros bairros
Por Gilsimara Cardoso
Atendimento em Vera Cruz – Foto: ilustrativa
Neste mês de outubro, a campanha “Outubro Rosa “ em prevenção ao câncer de mama, tem como tema “Saúde da mulher: desafios e perspectivas para o controle do câncer” e mobiliza ações nos setores públicos da saúde, para realizar consultas e exames preventivos em todos os bairros de Vera Cruz.
Uma iniciativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) juntamente com o Sus e a secretaria de saúde municipal, a qual busca atender o máximo de mulheres, afim de diagnosticar precocemente o câncer de mama.
Tipo de doença que acomete cerca de 60 mil mulheres por ano no nosso país. Apresenta também outro número alarmante, quando comparado a outros tipos de câncer, representa 28% dos casos novos de câncer, em mulheres.
Nesta última quinta, (10/10), em Tairu o atendimento começou às 7h da manhã, foram dois dias de atendimento, o enfermeiro coordenador do mutirão, Ítalo Vinagre, explicou sobre o funcionamento da campanha, “a paciente vem de espontânea vontade ou por indicação médica, realizamos ultrassom, mamografia e preventivo, lembrando que o importante é a paciente vim, trazer um documento com foto e o cartão do Sus, vamos atender e orientar da melhor maneira possível. “
Atendimento em Tairu, no mutirão da saúde – Foto: Gilsimara Cardoso
A moradora Iris Vinha, tem 68 anos e veio fazer dois exames para se prevenir do câncer de mama. “Eu já fiz umas 3 ou 4 vezes aqui em Vera Cruz, eu vou fazer mamografia e preventivo, com certeza é uma ação boa, mesmo porque a mamografia é um exame caro, nem todo mundo pode pagar, isso aqui nos ajuda muito. ”
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade a incidência de câncer de mama cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Na rede pública de saúde, a mamografia é indicada a partir dos 40 anos, geralmente o exame é gratuito, quando o pedido é realizado pelo médico da rede pública.
A mamografia é um exame essencial para detectar precocemente o câncer de mama, que pode ser menos agressivo, quando diagnosticado cedo. O ideal também, é que todas as mulheres realizem o autoexame, antes mesmo de fazer a mamografia. Quando houver suspeita de qualquer nódulo, procurar o especialista e realizar o exame correto, porque fará toda diferença no resultado do tratamento.
A paciente Edna dos Santos foi diagnosticada aos 65 anos, após ela mesma senti um nódulo no seio, Edna contou que pediu para realizar o exame assim que percebeu “ eu senti um caroço no seio e disse ao meu médico, a princípio ele falou que era uma gordura. Somente um ano depois, foi realizado o exame, porque percebi que o caroço estava crescendo. Por fim, eu tive que retirar a mama, fazer quimioterapia e radioterapia, não foi fácil,…”
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) confirmam que o câncer de mama é o tipo que mais acomete as mulheres no Brasil. O órgão estima que 73.610 novos casos devem ser registrados durante este ano de 2024.
Entenda um pouco mais, assista o depoimento de Edna dos Santos:
OS SINTOMAS:
O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda e bem definidos. Outros sinais são: Secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea, edema cutâneo na pele, semelhante à casca de laranja, retração cutânea, dor, inversão do mamilo, hiperemia, descamação ou ulceração do mamilo.
A secreção associada ao câncer geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido à presença de glóbulos vermelhos. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila. Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados, porém podem estar relacionados a doenças benignas da mama.
O conhecimento da mulher com o próprio corpo às mudanças acometidas pela doença é importantíssimo para o diagnóstico precoce, quanto mais cedo descobrir, mais efetivo e menos agressivo será o tratamento. Por isso, é fundamental o cuidado, o autoexame e o reconhecimento com o próprio corpo.
Vídeo ilustrativo – Auto exame – Outubro Rosa
Fonte: Ministério da Saúde