A Procissão do Nosso Senhor da Vera Cruz na comunidade do Baiacu é uma das festas religiosas mais esperadas do ano.

Por Gilsimara Cardoso

Devotos na Procissão do Baiacu, em Vera Cruz – Foto: Oni Sampaio.

Neste último sábado (14), dia do padroeiro, Nosso Senhor da Vera Cruz, a comunidade se reuniu em procissão. Um percurso de mais de 3km entre as ruínas da Igreja do Baiacu e a comunidade.

A procissão é realizada todo ano em setembro, párocos e moradores de Vera Cruz se encontram nas ruínas da primeira igreja da ilha para celebrar a missa em homenagem ao padroeiro. A igreja foi construída em 1560, pelos escravos, cumprindo ordens dos portugueses.

A chegada no local é marcada pela presença das baianas que desejam boas-vindas aos devotos. Reflexo da cultura de matriz africana incorporadas a festa no decorrer dos anos.

Devotos se ajoelham no templo para acender velas e agradecer por mais uma graça concedida. O Nosso Senhor da Vera Cruz é o próprio Jesus Cristo, fato curioso para muitos turistas que imaginam ser, um outro santo católico.

Marli Rosa vem todo ano agradecer a Jesus nas ruínas da igreja, pela proteção dos filhos e netos “ eu sempre peço que proteja minha neta e meus outros filhos. ”

A devota Marli Rosa fazendo prece de gratidão, nas ruínas da Igreja do Baiacu. – Foto: Oni Sampaio

A igreja resiste à natureza, as gameleiras, arvores nativas ocupam o mesmo espaço com as paredes centenárias. História e natureza lutam juntas pela sobrevivência.

O local é sagrado e também abriga o cemitério mais antigo da ilha, localizado na parte de traz da igreja, onde até hoje são enterrados os moradores do Baiacu.

Durante a procissão alguns devotos aproveitam para visitar túmulos de familiares. O senhor Manuel veio ver os túmulos do pai e do irmão, mas teve dificuldade de encontrar “ era por aqui, mas acredito que tenham mudado de lugar, já faz tempo que foram enterrados. “

Cemitério do Baiacu em Vera Cruz – Foto: Oni Sampaio

 A procissão seguiu um trajeto de 3km até a comunidade, uma hora de caminhada com cânticos e com o som da Filarmônica Lyra Santamarense.

As mulheres se reversaram para carregar as imagens, o sorriso no rosto prevaleceu mesmo embaixo do sol do meio dia. Ladeiras e curvas são característicos da região do contra costa de Itaparica.

Mulheres se revesam para carregar a imagem de Maria, na Procissão do Baiacu, em Vera Cruz – Foto: Oni Sampaio.

Nada disso desanimou os fiéis, a polícia militar acompanhou todo o trajeto. Moradores, músicos, turistas, fotógrafos e jornalistas caminharam em direção ao Baiacu.

O evento também teve a presença de dois candidatos a prefeito, Nego da Coroa e Igor Pinho, e do senador da Bahia, Otto Alencar.

A Festa do Baiacu é um dos eventos culturais mais importantes de Vera Cruz.

Assista a reportagem completa:

Reportagem: Gilsimara Cardoso e Onivaldo Sampaio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

plugins premium WordPress