Agentes de turismo da cidade e do estado realizaram um encontro com estudantes, comerciantes e prestadores de serviços, em Tairu, para elaborar estratégias e desenvolver o turismo na ilha.

Por Gilsimara Cardoso

Encontro -‘Pacto com o Turismo”- Baiana Gil – Foto: Gilsimara Cardoso

Nesta última quinta-feira (15), empresários, moradores e agentes públicos do estado, se encontraram para construir um planejamento estratégico do turismo, em Vera Cruz.

O encontro foi realizado na Vila Comercial Costa de Aratuba, organizado pelo secretário de turismo e cultura de Vera Cruz, André Reis. Com o tema “Pacto com o Turismo“.

André explicou sobre a escolha do tema e ressaltou a importância do compartilhamento de dados, para a criação de estratégias de divulgação “ entendemos sobre os números do turismo para a construção de um pacto com o turismo, destino Vera Cruz. ” (Sic)

De acordo com dados de 2023, do site Observatório do turismo na Bahia, o estado de origem do turista que mais visita Salvador no verão, é a Bahia que lidera com 33,3%, seguido por São Paulo com 25,9%. Já em relação ao país de origem, os argentinos lideram o ranking com 25,9%, seguido pela Itália, França e Espanha com 11,1%.

André concluiu com entusiasmo “ a Bahia para baianos, onde a gente tem um número significativos de baianos que procuram a própria Bahia para visitar, isso é estratégico para a agente pensar como nós vamos desenvolver a nossa campanha de turismo. ”

Estratégias para o desenvolvimento do turismo

A partir do momento que se tem dados sobre o perfil do turista, pode ser elaborado um plano de mídia. E para que esse plano se desenvolva é necessário também ter um mapeamento das empresas e dos prestadores de serviço do município.

O diretor de regulação e certificação de serviços turísticos da Bahia, Divaldo Borges, explica que o cadastramento pode ser feito pelo site https://cadastur.turismo.gov.br/, tanto pelo turista, quanto pelo prestador de serviço. O cadastro é gratuito e não gera tributos “ na verdade, o cadastro é para mapear o turismo e trazer investimentos para o setor”.

Divaldo também falou sobre a mudança do turista pós- pandemia e da importância do agente turístico se adequar a esse novo comportamento. “Hoje a gente sai dessa parte de experiência e passa para a vivência. Então se eu coloco hoje o turista para fazer uma moqueca, jamais vai esquecer que veio a Bahia, e aprendeu a fazer a moqueca. ”

Um dos planos indicado por Divaldo, foi transformar a travessia pelo mar, em um passeio.  Usar o sistema nautico da ilha, como um fator positivo, o trajeto para se chegar no paraíso.  “A dificuldade de chegar aqui, passa a ser o atrativo, e quando o turista chegar, ele terá uma experiência incrível. ”

Durante o encontro, o presidente da Câmara do Turismo da Bahia de Todos os Santos, Carlos Silveira, chamou atenção para o diálogo entre a sociedade civil e o poder público afim de capacitar profissionais para os serviços disponíveis no turismo, “ precisamos de outros diálogos mais eficazes, e o diálogo sim, com o trade de uma forma participativa, entender como é que, o equipamento está ali, e a pessoa não tem uma qualificação. ” (sic)

O primeiro passo para o processo é atrair o turista para Vera Cruz, o segundo passo é que o município precisa pensar estrategicamente como prender o turista do bate e volta, a permanecer aqui. Para isso, é preciso ter atrativos a noite tanto na gastronomia, como na cultura.

Encontro -‘Pacto com o Turismo”- Foto: Gilsimara Cardoso

Como o comercio ganha com a permanência do turista na cidade, a diretora da CDL ( Câmara de Dirigentes Lojistas)- de Itaparica , Vera Cruz e Salinas, Luana Perrone, enfatizou a necessidade da parceria do comércio com o turismo: ” A gente percebe a importância do comercio fortalecido, para que a gente consiga gerar mais emprego e renda, para atrair investidores…, a CDL vem com a primeira campanha do “Liquida Ilha, trazendo motos, liquidificadores, sanduicheiras…”.

Cultura e gastronomia como elos no desenvolvimento do turismo

A beleza natural de Vera Cruz, está nas praias, nos mangues, nos recifes de corais, na pesca e nas tradições culturais, que são significativas no desenvolvimento do turismo. A identidade do nativo pode ser compartilhada e vivenciada com o turista que vem para Vera Cruz.

Encontro -‘Pacto do Turiso- Ildo Peixoto, caboclo mestre – Foto: Gilsimara Cardoso

André Reis trouxe para a Vila Costa de Aratuba o grupo Indígena de Itaparica, para tocar e dançar ritmos da música indígena, o tambor e os colares dos orixás estavam presentes na apresentação. Uma influência afro, com reflexos da macumba (gênero musical de matriz africana). Diversidade cultural, resultante da miscigenação dos povos indígenas e afrodescendentes, nativos de Vera Cruz.

O indígena Daniel Santana, que desde os 8 anos faz parte do grupo, fala com emoção sobre a participação dele, “ é um orgulho muito grande poder homenagear aqueles que foram nossos heróis, nossos guerreiros, é isso que esse grupo representa, aqueles que lutaram para a liberdade de Itaparica e da Bahia. ”  

A artesã Maria José, veio de Ribeirão Preto, vive na ilha desde 2010, no entanto desconhecia o grupo “ Eu estou maravilhada com a apresentação, não sabia que existia esse grupo indígena aqui na ilha, muito lindo!”

Assim como Maria José, outros moradores desconhecem o potencial turístico de Vera Cruz. No entanto, mais de 70% da economia do município vem do turismo. A cidade ocupa a categoria B, numa escala que vai até a letra E, no ranking do turismo nacional. Uma posição importante para atrair investidores.

Pensando nisso, as secretarias de cultura e turismo desenvolveram um festival gastronômico em Vera Cruz, e como um aperitivo para apresentação, convidaram a coordenadora das baianas, Jucélia Silva, conhecida popularmente como Baiana Gil, para servir acarajé no evento.

O festival de gastronomia pretende atrair o turismo para a ilha e fomentar a economia. Será realizado em setembro. Somente donos de estabelecimentos como bares e restaurantes, que sejam da rota turística da ilha, poderão participar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

plugins premium WordPress