A brasileira conquista o ouro, deixa Simone Biles com a medalha de prata e se torna a maior atleta olímpica brasileira.

Por Gilsimara Cardoso

Rebeca Andrade com a medalha de ouro em Paris – Foto: Rede social de Rebeca Andrade

Na manhã da última segunda (05), Rebeca Andrade se tornou a atleta brasileira com o maior número de medalhas olímpicas, a paulista de 25 anos já carrega consigo 6 medalhas.

A disputa foi representada por duas mulheres gigantes, de um lado Simone Biles (EUA)  do outro Rebeca Andrade (Brasil) , duas mulheres que superaram dificuldades sociais e encontraram no esporte a oportunidade de mudança.

Para treinar, Rebeca andava por duas horas na cidade de Guarulhos, SP, acompanhada por um dos irmãos, começou a ginástica aos 4 anos de idade. Dona Rosa, mãe da atleta, fazia faxina para criar os 8 filhos e conseguir arcar com os custos do treinamento da ainda pequena, Rebeca Andrade.

O esforço valeu a pena porque o mundo testemunhou o poder do esporte como agente social. Com a medalha de ouro conquistada no salto, Rebeca Andrade agora é a maior medalhista olímpica do esporte brasileiro. Ela tem seis medalhas (dois ouros, três pratas e um bronze), uma a mais que os velejadores Torben Grael e Robert Scheidt.

A trajetória de Rebeca não foi fácil, e talvez seja esse o segredo para o sucesso. Em rede social ela agradece ao treinador Francisco Porath Neto, “E hoje ela veio, a única que faltava, A MEDALHA DE OURO! Quem me protege não dorme! Gratidão eterna @franciscogym , toda nossa equipe, minha familia, toda a torcida e logo mais, poderei agradecer aos outros que contribuiram/contribuem para o meu sucesso!”(sic).

Representatividade étnica

Simone Biles e Jordan Chiles reverenciaram a brasileira no pódio da ginástica – Foto: Rede Social

A imagem foi vista pelo mundo, três negras ocupando o pódio olímpico, duas delas reverenciando Rebeca. Um ato que deve ser lembrando para sempre. A conta do Museu do Louvre, na França brincou com a imagem nas redes sociais. “Talvez devêssemos pendurar no Louvre”.(sic) De fato, o espirito esportivo deve ser mantido por todas as gerações.

Em entrevista coletiva Simone Biles explica o motivo do gesto nobre realizado por ela e por Jordan Chiles “a Rebeca é maravilhosa, ela é uma rainha, …foi um pódio com atletas negras, e isso é muito especial para nós, …”

Coletiva de imprensa Simone Biles e Jordan Chiles

Nesta olímpiada o mundo pôde ver pelo esporte, a reconstrução histórica das origens dos povos negros que um dia foram reis e rainhas e perderam tudo pela supremacia de outros povos, nesta olímpiada o mundo pôde ver pelo esporte, novamente “negros reis e rainhas”.

Destaque na imprensa mundial

Os jornais mundiais noticiaram Rebeca Andrade, a agência de notícia Associated Press destacou a medalhista como a maior atleta olímpica brasileira. “A brasileira Rebeca Andrade conquistou a medalha de ouro no chão, tornando-se a primeira ginasta a vencer Simone Biles em uma final de chão em uma grande competição internacional. Andrade é agora o olímpico mais condecorado do Brasil com seis medalhas.”(sic)

Rebeca ganhando a medalha de ouro- Foto: Rede social Apn News

A BBC News ressaltou a vitória da brasileira sobre Simone Biles, “A ginasta brasileira Rebeca Andrade, 25 anos, conquistou sua primeira medalha de ouro em Paris 2024 por sua atuação na especialidade de solo.Foi uma vitória sobre a lenda deste esporte, Simone Biles, por uma estreita margem: 0,033.”(sic)

Rebeca Andrade ouro na olimpiada de Paris – Foto: Rede social BBC NEWS

O The New York Times destacou a recuperação física da brasileira “Rebeca Andrade do Brasil voltou de três ligamentos cruciados anteriores rasgados para se tornar a única ginasta do mundo capaz de desafiar Simone Biles. Andrade, que terminou em segundo no Biles no salto e no salto, ganhou ouro no exercício do chão na segunda-feira com 14.166,   cortando Biles (14.133) e Jordan Chiles dos EUA (13.766), que ganhou o bronze após alguns momentos de confusão.

Rebeca Andrade medalhista olímpica, ouro em Paris. Foto: Rede social: Ny Times



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

plugins premium WordPress